top of page

Empresa saudita vai construir primeira planta química do mundo movida 100% por energia solar na Espa

grupomotaservicos

Expectativa da petroquímica SABIC é que a unidade de policarbonato em Cartegena esteja totalmente operacional até 2024

A SABIC, umas das maiores petroquímicas do mundo, com sede em Riyadh, na Arábia Saudita, planeja construir uma planta química na Espanha totalmente movida a energia renovável. O projeto desse tipo é pioneiro no mundo. A expectativa da empresa saudita é que a planta de policarbonato em Cartegena esteja totalmente operacional até 2024, alimentada por uma usina solar fotovoltaica de 100MW, tornando-se a maior usina de energia renovável industrial da Europa e do mundo. 

A instalação de 63 mil painéis solares, em terras pertencentes à SABIC, será realizada pela espanhola Iberdrola, uma das maiores empresas de serviços públicos de eletricidade do mundo, que vai investir quase 70 milhões de euros no projeto. 

O acordo da planta química na Espanha será de 25 anos integrando parte da ambição da empresa petroquímica de ter 4 gigawatts (GW) de energia eólica ou solar instalados em seus locais em todo o mundo até 2025 e de 12GW até 2030. Em 2019, a empresa instalou painéis solares em suas unidades na Índia e na Tailândia, contribuindo para a redução de suas emissões de efeito estufa em 200 toneladas.

“Os avanços na tecnologia de energia renovável nos últimos anos na Espanha tornaram possível a implantação nesse tipo de escala. Alianças como esta são a base do nosso modelo de crescimento de negócios na indústria da energia renovável”, disse Bob Maughon, vice-presidente executivo de sustentabilidade, tecnologia e inovação da SABIC.

Além da planta química, a SABIC ainda planeja instalar a tecnologia fotovoltaica e energia eólica em sua sede global, em Riyadh. Para isso já está em andamento um estudo com Marafiq e a Comissão Real de Jubail e Yanbu para explorar um projeto de usina solar de US $ 300 milhões e 300 megawatts na costa oeste do Reino. 

Dessa forma, a ideia da SABIC responsável pela planta química é usar a eletricidade gerada pela planta e entregar às fábricas locais de produtos químicos na Espanha. A companhia produz produtos químicos, plásticos e agro nutrientes em todo o mundo e ainda contribui com energia renovável. O governo da Arábia Saudita detém 70% das ações da companhia e os 30% restantes são negociados publicamente na bolsa de valores da Arábia Saudita. 

A SABIC foi fundada em 1976 por decreto real e seu crescimento não foi nada menos que surpreendente. Hoje, a empresa opera em mais de 50 países, empregando globalmente mais de 33 mil pessoas.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page