top of page

Energia solar estimula tribunais brasileiros a adotarem novas práticas sustentáveis

grupomotaservicos

Ações são fruto do trabalho desenvolvido pelos núcleos socioambientais a partir das metas estabelecidas pelos Planos de Logística Sustentável – PLS

O investimento em energia fotovoltaica já está presente em muitas discussões nos tribunais brasileiros, abrindo espaço também para outros temas de sustentabilidade no Poder Judiciário. As ações são fruto do trabalho desenvolvido pelos núcleos socioambientais a partir das metas estabelecidas pelos Planos de Logística Sustentável – PLS. Ambas determinações estão previstas na Resolução CNJ nº 201/2015.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS, por exemplo, já aprovou o projeto-piloto para instalação de energia fotovoltaica em cinco foros de 1º grau. Assim como o TJCE do Ceará tem adotado iniciativas para garantir com o reuso de águas, a adoção de iluminação de LED e de climatização eficiente.

Na mesma linha, o Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, por exemplo, estuda parceria para a produção de energia por meio de gás natural, além de adotar o uso de torneiras automáticas e a troca das lâmpadas comuns por LED.

As novas construções públicas também incluem iluminação natural por zenitais (iluminação natural por prateleira de luz), ar condicionado com sistema de expansão direta, entre outras tecnologias, que incrementam o aproveitamento da luz solar dentro dos prédios.

O ingresso no Ambiente de Contratação Livre – ACL também é estudado pela Corte gaúcha atualmente, visando a compra de energia gerada a partir de fontes sustentáveis. Nessa questão, o TRT da 8ª Região do Pará, está firmando parceria com a Central elétrica do estado do Pará (CELPA) para informar e cadastrar o público interno no programa que troca itens recicláveis por descontos na conta de energia elétrica.

Uma novidade, no 3º Balanço Socioambiental, publicado em junho deste ano, do CNJ, é a inserção do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS). Dessa maneira é possível comparar os dados de sete indicadores de todos os tribunais, independente do ramo, o IDS para classificar os órgãos que mais aplicaram boas práticas sustentáveis. Uma nova atualização será lançada na próxima versão do relatório.


quanto-custa-a-energia-solar
1 visualização0 comentário

コメント


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page