top of page

Energia solar é alternativa para agricultores contra a seca no Nordeste

  • grupomotaservicos
  • 22 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Além de ser uma eletricidade mais barata, sistemas fotovoltaicos ajudam a aumentar a produtividade na região

Agricultores do Nordeste criaram uma alternativa para lidar com a seca na região. Uma das soluções é o uso de energia solar, tornando-se cada vez mais acessível devido à queda dos preços dos equipamentos. Para o produtor rural, o uso da energia solar ajuda na economia de energia elétrica e torna o setor mais produtivo.

Muitos agricultores utilizam a energia fotovoltaica para bombeamento de água. Além disso, a água, bombeada em pequenas vazões, é também utilizada para irrigar plantações e hidratar animais. O sistema solar fotovoltaico contribui ainda na captura da água em fontes superficiais e poços freáticos.

A eletrificação de cercas também é bastante comum na zona rural e o uso da energia solar fotovoltaica pode ajudar. As cercas eletrificadas são utilizadas tanto para proteção de gado e outras criações quanto para a própria segurança da propriedade.

O funcionamento dessas cercas é bem simples e converte a energia em corrente elétrica que, apesar de assustar os animais, não os machuca nem causa prejuízos.

A energia solar também é a forma mais viável e menos custosa para a dessalinização da água na zona rural. No processo de dessalinização, todos os sais que tornam a água insalubre à saúde humana são retirados. Entretanto, a prática ainda não é muito comum.

Apesar dos custos ainda serem um dos entraves para o investimento no sistema, principalmente devido às baterias para o armazenamento, os preços dos equipamentos estão em queda e os benefícios com a economia de energia elétrica para diversos fins são imediatos.

Muitos produtores já estão utilizando de sistemas solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica, uma energia renovável e nada prejudicial para a natureza.

Além disso, hoje, os bancos já disponibilizam programas de financiamento para a instalação de projetos sustentáveis em empresas e propriedades rurais. Há também o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com a linha Pronaf ECO está disponível para agricultores e pequenos produtores rurais investirem em implantação e utilização de tecnologias de energia renovável. Os juros podem chegar a até 2,5% ao ano, com prazo de até 10 anos e carência de até 3 anos. Os limites de financiamento são de R$ 165 mil por ano agrícola ou R$ 88 mil por beneficiário.

Por fim, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária – INOVAGRO está disponível à incorporação de inovação tecnológica nas propriedades rurais e financia também sistemas fotovoltaicos.


quanto-custa-a-energia-solar

Comentários


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page