top of page

Energisa e Alsol inauguram usina solar em Uberlândia (MG) para abastecer projeto de mobilidade elétr

grupomotaservicos

Com capacidade de 5,9 MW, planta servirá como um dos pontos de recarga de veículos

Por Ricardo Casarin

A Energisa e a Alsol Energias Renováveis concluíram a conexão da usina solar Granja Marileusa I, em Uberlândia (MG). Com capacidade de 5,9 MW, a planta servirá como um dos pontos de recarga de veículos do projeto de mobilidade elétrica MoovAlsol. O grupo divulgou possuir um amplo projeto de expansão e, até o final do ano, mais duas fazendas solares serão conectadas em Minas Gerais, nas cidades de Iraí de Minas e Piumhi, totalizando investimento de R$ 100 milhões em 2020.

“Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, área em que somos pioneiros”, declarou o presidente da Alsol e vice-presidente de geração, transmissão e serviços da Energisa, Geraldo Mota.

O MoovAlsol, iniciativa de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Energisa, é executada pela Alsol em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A previsão é que sejam investidos R$ 300 milhões no programa nos próximos três anos. O projeto de mobilidade elétrica tem testado um sistema de carregamento rápido que visa a realização do percurso Brasília – Campinas, percorrendo 900 km em um só dia, com uma única parada em Uberlândia.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Uberlândia é a primeira colocada no ranking de municípios, com 41,5 MW de potência instalada em geração solar distribuída até o início de setembro. Minas Gerais lidera entre os estados, com 671,5 MW. “Esse investimento robusto em geração solar fotovoltaica consolida ainda mais a posição de liderança de Minas Gerais no mercado brasileiro e gera desenvolvimento e empregos na região, tanto com a construção das fazendas solares, quanto com a redução de custos para os clientes que utilizarem a fonte”, disse o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Adquirida pelo grupo Energisa em 2019, a Alsol Energias Renováveis é especializada em geração distribuída e conta com mais de 560 projetos em funcionamento, totalizando cerca de 75 MWp de potência instalada, além de 3,5 MW em sistemas de armazenamento, biodiesel e biogás.


1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page