Com capacidade de 5,9 MW, planta servirá como um dos pontos de recarga de veículos
Por Ricardo Casarin
A Energisa e a Alsol Energias Renováveis concluíram a conexão da usina solar Granja Marileusa I, em Uberlândia (MG). Com capacidade de 5,9 MW, a planta servirá como um dos pontos de recarga de veículos do projeto de mobilidade elétrica MoovAlsol. O grupo divulgou possuir um amplo projeto de expansão e, até o final do ano, mais duas fazendas solares serão conectadas em Minas Gerais, nas cidades de Iraí de Minas e Piumhi, totalizando investimento de R$ 100 milhões em 2020.
“Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, área em que somos pioneiros”, declarou o presidente da Alsol e vice-presidente de geração, transmissão e serviços da Energisa, Geraldo Mota.
O MoovAlsol, iniciativa de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Energisa, é executada pela Alsol em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A previsão é que sejam investidos R$ 300 milhões no programa nos próximos três anos. O projeto de mobilidade elétrica tem testado um sistema de carregamento rápido que visa a realização do percurso Brasília – Campinas, percorrendo 900 km em um só dia, com uma única parada em Uberlândia.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Uberlândia é a primeira colocada no ranking de municípios, com 41,5 MW de potência instalada em geração solar distribuída até o início de setembro. Minas Gerais lidera entre os estados, com 671,5 MW. “Esse investimento robusto em geração solar fotovoltaica consolida ainda mais a posição de liderança de Minas Gerais no mercado brasileiro e gera desenvolvimento e empregos na região, tanto com a construção das fazendas solares, quanto com a redução de custos para os clientes que utilizarem a fonte”, disse o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Adquirida pelo grupo Energisa em 2019, a Alsol Energias Renováveis é especializada em geração distribuída e conta com mais de 560 projetos em funcionamento, totalizando cerca de 75 MWp de potência instalada, além de 3,5 MW em sistemas de armazenamento, biodiesel e biogás.
Saiba mais sobre energia solar em Uberlândia
Comments