Crescimento do setor é atrativo para empresa, que passa a fabricar quadros elétricos destinados à proteção e distribuição da energia gerada a partir da fonte solar
O alto desempenho do setor de energia fotovoltaica ano a ano no Brasil tem levado diversas empresas a apostarem no setor, como a curitibana Engerey, que passa a atuar no mercado solar. A empresa vai oferecer para o setor industrial de todo o Brasil quadros elétricos destinados à proteção e distribuição da energia gerada a partir de fontes renováveis, como a solar.
Somente nos últimos dois anos, o número de unidades solares aumentou de 7 mil para 49 mil. “Estamos com uma grande expectativa para esse mercado, pois está crescendo muito e tem tudo para dar certo. Já estamos recebendo muita procura de quadros elétricos de proteção e distribuição por parte de empresas especializadas em instalação e comercialização das placas solares, porque essa é a tendência para um planeta mais sustentável e eficiente”, declara Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e Diretor da Engerey.
Hoje, a energia solar representa apenas 1,2% da matriz energética brasileira. Apesar de pequena, a previsão para os próximos anos é bastante promissora. Neste ano, por exemplo, estima-se um crescimento de 44% na geração desse tipo de energia no país, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Esse aumento deve-se ao grande interesse dos consumidores que estão utilizando fontes de energia renováveis, garantindo o desenvolvimento sustentável, que, além de preservar a natureza, gera economia. Além disso, instituições que se preocupam e investem nesse tipo de desenvolvimento criam uma boa imagem para suas marcas.
Há mais de 15 anos na fabricação de quadros elétricos variados destinados ao setor industrial, a Engerey agora está produzindo também quadros com foco em indústrias que utilizam ou pretendem utilizar energia solar. A função desses quadros é, principalmente, a proteção e a distribuição da energia produzida por placas solares em sistemas que se destinam ao setor industrial.
Tecnicamente, o quadro é composto por disjuntores de distribuição de dispositivos de proteção contra surtos elétricos, os DPS. “Estes quadros distribuem a energia gerada pelas placas solares para as cargas que se encontram dentro da planta industrial”, explica Fábio Amaral.
Ele acrescenta que a Engerey está iniciando a entrada no mercado com a abertura de contatos e parcerias com empresas de instalação e de projetos de sistemas fotovoltaicos.
A Engerey iniciou suas atividades em 2002, com a criação de um departamento de montagem de painéis dentro da empresa Reymaster – Materiais Elétricos. A partir de 2004, com o aumento da demanda de mercado e com a necessidade de maior espaço, e de uma empresa atuando com soluções completas em montagem de painéis elétricos e automação, nascia, então, a ENGEREY – Painéis Elétricos.
A empresa está há mais de 15 anos no desenvolvimento de projeto de painel elétrico e na montagem de painéis elétricos, aplicando sua vasta experiência, conhecimento técnico e certificações, no atendimento de clientes com soluções para os setores comercial, industrial e de infraestrutura na construção civil.
Agora, passa a entrar em um novo nicho: energia solar fotovoltaica, visando atender às empresas com quadros elétricos destinados à proteção e distribuição da energia gerada a partir de fontes renováveis, como a solar.
Yorumlar