Venda de 49% foi feita para a empresa de investimentos Hannon Armstrong, que atua com soluções para mudanças climáticas
De São Paulo
A Engie anunciou um acordo de venda de 49% da participação acionária de um portfólio de 2,3 gigawatts (GW) em projetos renováveis nos Estados Unidos para a Hannon Armstrong, uma empresa de investimentos em soluções para mudanças climáticas. A companhia francesa irá manter o controle majoritário sobre o lote e seguir gerenciando os ativos, que incluem 1.8 GW de geração eólica e 0.5GW de empreendimentos fotovoltaicos.
“Os EUA é um mercado chave para os nossos negócios renováveis, onde temos grandes oportunidades e uma plataforma sólida operacional e de desenvolvimento para crescer. Estamos contentes com essa parceria com a Hannon Armstrong, uma companhia unicamente dedicada ao investimento em soluções para mudanças climáticas”, disse a CEO da Engie América do Norte, Gwenaëlle Avice-Huet.
O CEO da Hannon Armstrong, Jeffrey W. Eckel, declarou que as duas companhias dividem uma missão para acelerar a adoção de soluções de combate as mudanças climáticas. “Esse investimento adiciona uma escala significativa e diversidade ao nosso portfólio.”
Conforme o acordo, a Hannon Armstrong tomará posse imediata de 49% dos 663 MW dos projetos eólicos comissionados. Os demais 1.6 W, ainda em estágio de construção, serão transferidos para a parceria mediante o comissionamento. Em linha com sua participação majoritária, a Engie seguirá consolidando os projetos.
Em abril, a companhia de energia assegurou US$ 1,6 bilhões em financiamento por meio da modalidade Tax Equity, que utiliza benefícios fiscais gerados pelos empreendimentos, acumulando um montante de quase US$ 2 bilhões para o portfólio.
“A magnitude do portfólio e do financiamento demonstram o sucesso do desenvolvimento da Engie nesse mercado. O Tax Equity é uma estrutura tradicional nos EUA para apoiar o desenvolvimento de projetos renováveis”, assinalou a companhia, por meio de comunicado.
O portfólio abrange 13 projetos, sendo nove eólicos e quatro fotovoltaicos, localizados em diversas regiões dos EUA. A Engie tem como meta global comissionar 9 GW adicionais de capacidade renovável até 2021.
Comments