O projeto dará cobertura a mais de 2 mil moradias até 2022 e inclui baterias para armazenamento de energia
Foi entregue, no mês de julho deste ano, pelo projeto Ilumina Pantanal, um sistema de geração de energia solar fotovoltaica com armazenamento por baterias na cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul. A parte produzida de eletricidade excedente será armazenada para que o fornecimento à noite, ou em dias de chuva e nublados, seja possível.
O projeto Ilumina Pantanal é uma parceria do Grupo Energisa com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e o Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O total do investimento é por volta de R$ 134 milhões.
A cerimônia teve como participação o chefe do MME, Bento Albuquerque, e o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Além disso, o presidente do Grupo Energisa, Ricardo Botelho, também esteve presente, bem como outras autoridades.
A iniciativa pretende levar, até 2022, energia elétrica a 2.167 unidades consumidoras, contemplando 5 mil pessoas ao longo dos municípios de Corumbá, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde, Miranda e Aquidauana.
Dessa porção, 77 famílias já foram beneficiadas por rede de distribuição convencional. A próxima fase é realizar a instalação dos sistemas fotovoltaicos. Nas unidades consumidoras, de forma geral, haverá elétrica predial, com tomadas e lâmpadas de LED.
Comments