Estudantes do Instituto Mauá têm aula sobre projetos de energia solar para residências
- grupomotaservicos
- 28 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atividades abertas ao público foram ministradas no formato on-line pela equipe de Engenharia Elétrica
Entre os dias 21 e 26 de setembro, os alunos do Instituto Mauá e público em geral tiveram a oportunidade de conhecer como se constrói uma usina de energia solar para residências. A instituição promoveu o primeiro Hands On, evento on-line que ofereceu oficinas gratuitas e ao vivo, organizado pela equipe de Engenharia Elétrica.
Durante o encontro virtual, os alunos aprenderam que a usina solar fotovoltaica – conhecida por parque solar ou central fotovoltaica – é um sistema de energia solar de grande porte, projetado para a produção de energia elétrica. Atualmente, as fontes de energia renováveis apresentam um crescimento no mundo, visto que o custo é reduzido, e a prática não é prejudicial ao meio ambiente.
“Embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética, a energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos”, contou o engenheiro elétrico e coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá, Edval Delbone.
As aulas contaram com um vídeo de apresentação da usina do Instituto. Depois uma explicação geral sobre como a energia é gerada e quais os equipamentos necessários. “Após isso partimos para o passo a passo do projeto”, afirmou Delbone.
Para maior proveito, o coordenador pediu para que os alunos tivessem em mãos uma conta de luz, mas, quem não tiver, poderia acompanhar a partir de uma disponibilizada por ele. Durante o encontro on-line, houve aulas teóricas com práticas, e os participantes aprenderam como ler a conta de energia e calcular a média de consumo, para que desenvolvam o projeto de usina solar fotovoltaica para residência.
“Realizamos os cálculos necessários e mensuramos a quantidade de painéis fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia elétrica. Ao final da oficina, sob a nossa supervisão, o participante teve um tempo para fazer o seu próprio projeto, conforme a realidade de consumo de cada um”, detalhou o professor.
O engenheiro salientou que, dentre os benefícios da usina, está o fato de que as casas diminuem o consumo de grandes usinas, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, além do baixo custo. “Cerca de 65% das usinas no Brasil são hidroelétricas, que, apesar de renovável, ainda causa impacto ambiental pois interfere na vegetação. Com a usina solar, as residências passam a depender menos destes locais”, ressalta.
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT, fundado em 11 de dezembro de 1961, é uma entidade de direito privado – associação sem fins lucrativos – de utilidade pública, dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados que contribuam para o desenvolvimento do País. Promove excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão, conduzindo sua comunidade a ações empreendedoras e inovadoras, proporcionando oportunidades para que seus integrantes sejam os protagonistas de seu desenvolvimento profissional e pessoal, influenciando positivamente a sociedade.

Comments