top of page

FazSol inaugura usina solar para a rede Drogafuji no Distrito Federal

grupomotaservicos

Empreendimento de 1,1 MWp abastecerá rede de drogarias com projeção de reduzir em 15% os gastos com energia elétrica em mais de 60 lojas

A usina fotovoltaica Elzi Portela, com 1,1 MWp, foi instalada no final de maio em Brasília (DF) e deve entrar em operação nos próximos dias para abastecer mais de 60 lojas da rede de farmácias Drogafuji, seguindo o modelo de geração distribuída, cuja produção é descontada das faturas da CEB, distribuidora local. O uso da fonte solar trará uma economia superior a 15% nos gastos com a conta de luz. Uma redução significativa na visão do proprietário da rede, Antônio Fernandes de Sousa Filho, destacando que os custos da empresa com energia elétrica chegam a 2% de todo o faturamento das farmácias.

Orçada em R$ 5 milhões, este é o terceiro projeto construído desde o ano passado pela FazSol Energias Renováveis, uma parceria entre as empresas Espaço Y Engenharia e a Shizen Energia do Brasil. A planta possui uma capacidade instalada de 1,102 MWp, capaz de gerar volume de energia aproximado de 140.000 kWh por mês, ocupando uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. 

Nesse modelo de projeto, a detentora do empreendimento fica responsável por todo o aporte, incluindo seu desenvolvimento, financiamento, implementação, manutenção e operação. A energia é alugada aos clientes e o pagamento só começa a valer quando o ativo já estiver trazendo os benefícios prometidos aos contratantes e previsto pela Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nélio Pereira, Diretor da FazSol Energias Renováveis, destaca que foi responsável por todo o projeto. “A rede de drogarias não precisa desembolsar nada e ainda obtém uma significativa redução de custos com energia elétrica”, explica.

Além da economia de energia, o executivo também destaca outros pontos positivos do modelo, como a proteção ao impacto financeiro de eventuais bandeiras tarifárias e reajuste das concessionárias e o fato da necessidade de pouco manutenção a um baixo custo. “Todos esses itens ficam sob nossa responsabilidade”, conclui.

A Fazsol Energias Renováveis é uma empresa desenvolvida em conjunto pela Shizen Energia, segunda maior desenvolvedora de plantas de energia solar no Japão, com 1 GW em projetos desenvolvidos/instalados, e pela Espaço Y, uma holding brasileira que atua no segmento de construção civil (construção e locação), call center, manutenção predial e energia renovável.

Até o fim de 2020, o planejamento da empresa é alcançar mais 20 MW, ainda na região de Brasília. No ano passado, a previsão da Shizen era de investir cerca de 250MV até o ano de 2023.


quanto-custa-a-energia-solar

1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page