top of page

Geradores fotovoltaicos ajudam no atendimento médico online para comunidade indígena da Amazônia

grupomotaservicos
Geradores fotovoltaicos ajudam no atendimento médico online para comunidade indígena da Amazônia

Instalação dos painéis solares na região foi realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com Empowered by Light

Por Adriana Dorante

A terra indígena Kumaru, do Lago Ualá, localizada no município de Juruá, a 674 quilômetros de Manaus contará com o serviço de telemedicina abastecido por meio de paineis solares. A instalação do sistema fotovoltaico na comunidade foi realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com Empowered by Light visando o melhor atendimento em comunidades remotas da Amazônia, e também principalmente no combate ao Covid-19.

Mais de 105 famílias do povo Madija Kulin serão beneficiadas. No local há um polo base do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes que funcionava com um gerador de energia movido a combustível, que é muito mais caro e poluente.

Para o gerente do programa Floresta em Pé das Faz, Edvaldo Corrêa, além da energia solar ser limpa e inesgotável, contribuindo com o meio ambiente também vai permitir a internet na comunidade que poderá receber atendimento médico a distância, uma medida fundamental para prevenir e diagnosticar doenças.

Para receber atendimento médico as famílias precisavam se deslocar por longa distância. Agora, com energia elétrica acessível, os moradores poderão se tratar no próprio polo sem a necessidade de deslocamento para outras cidades com hospital. “Antes, uma simples inalação precisava transferir o paciente para outro local por falta de energia elétrica, explica a enfermeira assistencial Cláudia Marsical. Ela acrescenta que à noite, o atendimento era feito apenas com uma lanterna, tornando o serviço ainda mais complicado.

Com a pandemia e a carência na infraestrutura do sistema de saúde pública, houve a necessidade de articular estratégias para reduzir o risco de contágio da Covid-19 entre as populações indígenas. Para evitar que as pessoas se desloquem até as cidades próximas, a FAS informou que tem oferecido, em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o serviço de telemedicina para a realização de consultas virtuais com médicos de Manaus e de diversas especialidades.

A Aliança é um projeto coordenado pela FAS com o apoio de 98 parceiros, prefeituras e instituições. A “Aliança” prioriza, durante o período de pandemia, comunidades ribeirinhas e povos indígenas que vivem em locais de difícil acesso.

Os profissionais também são responsáveis por informar a população sobre as formas de prevenção da doença e os sintomas mais comuns.

Em agosto, mais de 120 famílias da comunidade indígena Três Unidos, do povo Kambeba, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, a 60 quilômetros de Manaus, foram beneficiadas pelo projeto. A instalação das placas teve parceria da FAZ e a Embaixada da Irlanda no Brasil.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page