Projetos de energia solar fotovoltaica já contratados pelo governo federal somam 4,4 GW em capacidade instalada, com 2,2 GW já em operação
Nos próximos cinco anos, os projetos de energia solar fotovoltaica já contratados pelo governo federal deverão movimentar R$ 9,5 bilhões em investimentos, conforme estimativa calculada pela Greener, empresa de inteligência de mercado e desenvolvimento de projetos para o setor solar.
A geração solar centralizada, contratada por meio de leilões de energia no Ambiente de Contratação Regulado (ACR), já soma no país 4,4 GW em capacidade instalada, com metade desse volume já em operação.
De acordo com a consultoria, ainda há 1 GW em construção e mais 1,1 GW aguardando a construção. No total, os projetos solares do mercado regulado já movimentaram R$ 10,6 bilhões em investimentos no país até 2019.
Há ainda 3,2 GW de projetos solares em fase avançada de desenvolvimento no mercado livre, a maior parte dos empreendimentos está localizada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. As usinas de geração centralizada solar fotovoltaica em operação no Brasil viabilizaram a geração de mais de 50 mil novos empregos locais qualificados pelo setor nas regiões onde os projetos foram implantados.
Os empreendimentos em operação geram energia elétrica limpa e renovável suficiente para suprir um consumo equivalente à necessidade de mais de três milhões de brasileiros.
Especialistas apontam que se trata de uma energia elétrica não apenas limpa e renovável, mas também cada vez mais competitiva, ampliando a diversificação do suprimento elétrico do País, que hoje é demasiadamente dependente de hidrelétricas e termelétricas fósseis.
Tais caraterísticas contribuem para o alívio dos reservatórios hídricos e reduzem a pressão para outros usos estratégicos, como suprimento humano, agricultura, irrigação e processos industriais. Adicionalmente, garantem a redução do acionamento de termelétricas fósseis, mais caras e poluentes, ajudando na diminuição de custos aos consumidores e na mitigação dos impactos do aquecimento global.
O que é geração centralizada e distribuída?
A geração centralizada é a forma convencional de produção de energia, na qual são usadas grandes fontes geradoras, como hidrelétricas e termelétricas, o que demanda linhas de transmissão e distribuição com objetivo de que a energia alcance o consumidor final.
O que é a geração distribuída?
A geração distribuída (GD) é a modalidade caracterizada pela geração elétrica efetuada de maneira conjunta ou próxima a um ou mais consumidores, sem depender da fonte de energia, tecnologia ou potência. As tecnologias inseridas na GD têm avançado para abranger potências menores.
O que é geração compartilhada?
A geração compartilhada consiste na geração elétrica que possibilita a duas ou mais pessoas possuírem um único sistema de mini ou microgeração de energia, contanto que estejam dentro da mesma região de permissão ou concessão.
O que é geração centralizada de energia solar?
A geração centralizada (GC) engloba grandes centrais de geração de energia elétrica. No território brasileiro, a GC é representada, majoritariamente, por usinas termelétricas e hidrelétricas, com significativas capacidades instaladas. Esse processo de geração torna mais caro o preço da energia que o consumidor final recebe.
Comments