Aquisição inclui painéis solares e centenas de turbinas eólicas espalhadas por três continentes
O Google anunciou a maior compra corporativa de energias renováveis da história: um pacote com contratos de 1.600 megawatts e 18 novos acordos na área de energia. Juntas, essas operações aumentam em quase 50% sua carteira global de fazendas de energia solar e eólica, atingindo mais de 5 mil megawatts, o equivalente à capacidade de um milhão de telhados solares.
Os novos contratos de energia renovável terão investimentos de US$ 2 bilhões para a implantação de milhões de painéis solares e centenas de turbinas eólicas espalhadas pela América do Sul, Norte e Europa. No total serão 52 projetos, que correspondem a US$ 7 bilhões em novas construções e levará à criação de milhares de empregos.
Assim que os projetos entrarem em operação, a carteira zero-carbono do Google irá produzir mais energia elétrica do que uma cidade como Washington, D.C. ou países inteiros, como Lituânia ou Uruguai, que consomem em um ano.
Nos EUA, o Google vai comprar 20 megawatts (MW) de energia de fazendas solares na Carolina do Norte (155 MW), Carolina do Sul (75 MW) e Texas (490 MW), dobrando a capacidade da carteira solar global que a empresa já tinha.
Em relação à América do Sul, houve um crescimento de mais de 125 MW de capacidade em energias renováveis à grade que alimenta o centro de dados no Chile, onde marcou a primeira vez em que o Google fez um acordo de energia híbrida, que combina fontes solares e eólicas.
Os períodos com mais vento são diferentes dos horários com maior incidência de sol, e por isso essa mistura vai permitir que o centro de dados chileno conte com eletricidade zero-carbono durante quase todo o dia. Além disso, ainda há uma fatia considerável na capacidade de fontes renováveis que será sediada na Europa.
Comments