Segundo levantamento da Associação da Indústria de Energia Solar (SEIA), companhias escolhem a fonte solar pela redução de custos e maior previsibilidade
Por Ricardo Casarin
Grandes companhias dos Estados Unidos, especialmente dos setores de tecnologia e varejo, estão intensificando investimentos em energia renovável e totalizaram 1,286 MW de nova capacidade de geração solar em 2019, mostra relatório da Associação da Indústria de Energia Solar (SEIA). O levantamento leva em conta projetos de geração centralizada e distribuída.
“As marcas mais conhecidas do mundo estão comprometidas com a energia limpa”, disse a CEO da entidade, Abigail Ross Hopper. “As companhias estão escolhendo a fonte solar porque ela permite reduzir custos de energia e aumentar a previsibilidade nessa época de incertezas. Esperamos que as corporações façam investimentos maiores no setor e mantenham suas metas de combate às mudanças climáticas”, assinalou a dirigente.
A Apple e a Amazon ocupam a primeira e segunda colocação, respectivamente, no ranking de grandes companhias que mais fazem uso da energia solar. A Apple, que possui 400 MW de capacidade solar em seu portfólio, recentemente se comprometeu a tornar sua cadeia de fornecimento neutra de carbono até 2030.
“A escolha entre um planeta saudável e uma boa estratégia de negócios sempre foi falsa e nós provamos isso nos tornando uma companhia abastecida por energia cem por cento limpa”, disse a vice-presidente da área ambiental da Apple, Lisa Jackson.
Na terceira colocação, aparece o Walmart, que foi a empresa que mais instalou nova capacidade em geração solar em 2019 e aumentou o uso da fonte em 35%. “Nosso crescimento em solar reflete nosso compromisso com a ação climática, incluindo atingir uma operação global cem por cento abastecida por renováveis até 2035”, expressou a diretora de sustentabilidade do Walmart, Kathleen MacLaughlin.
A SEIA aponta que as companhias seguem investindo em usinas fotovoltaicas para obter fornecimento de energia e alcançar suas metas de sustentabilidade. Nos próximos cinco anos, um total de 5 GW de projetos de geração centralizada de grandes empresas devem ser conectados à rede.
“Como signatários do Acordo de Paris, estamos comprometidos com a concretização das metas dez anos antes do prazo e zerar emissões até 2040”, afirmou o diretor de energia e operações sustentáveis da Amazon, Chris Roe. “Como parte desse compromisso, nós estamos a caminho de utilizar energia renovável em cem por cento de nossas operações em 2025, com mais de 90 projetos eólicas e solares ao redor do mundo.”
De acordo com o relatório da SEIA, completam o top 10 das companhias dos EUA que mais utilizam a fonte solar a Target (varejo), Google, Kaiser Permanente (operadora de saúde), Switch (tecnologia), Prologis (logística), Facebook e Solvay (química).
Kommentare