Prestes a alcançar mil projetos de eficiência energética implementados, expectativa da empresa é manter o ritmo de crescimento
A GreenYellow, multinacional de origem francesa que atua na área de eficiência energética, acaba de completar cinco anos no Brasil, com investimentos aproximados de R$ 600 milhões em medidas de eficiência energética e de geração solar distribuída. Atualmente, a companhia está prestes a alcançar mil projetos de eficiência energética implementados, além de usinas fotovoltaicas que chegarão em 50 MWp de potência instalada ainda em 2019.
Para os próximos anos, a expectativa é continuar avançando no mesmo ritmo. “A tecnologia também é um aspecto importante nessa jornada de cinco anos da companhia no Brasil, pois é com base na inovação tecnológica que conseguimos despontar e nos destacar em um mercado tão competitivo como o brasileiro”, comenta Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow.
Ao longo desses anos, as soluções da companhia proporcionaram aos clientes uma economia de energia acumulada que supera os 573 GWh, energia suficiente para abastecer mais de 230 mil casas em um ano, bem como a geração anual de cerca de 15 GWh (7 mil casas adicionais).
Nesse período, a companhia conquistou importantes contas, como as empresas do GPA, indústria de móveis Bartira, Grupo Via Varejo, Supermercados Assaí, Supermercados Lopes, Leroy Merlin, Itaú, entre outros.
As operações da companhia vão se expandir para medição remota de temperatura de balcões e geladeiras, além da comercialização de energia junto aos clientes no Brasil. “Essa fase inicial foi muito intensa e estratégica, principalmente porque representaram o posicionamento da empresa em um novo mercado”, afirma Mourgue.
Uma de suas vitórias neste ano, foi a obtenção da homologação da produção de suas plantas fotovoltaicas pela I-REC (Internacional REC Standard), organização internacional que estabelece padrões globais de rastreamento de atributos ambientais de energia. O REC é um certificado de energia limpa, reconhecido mundialmente.
“É uma grande conquista, porque reconhece nossa dedicação em produzir energia renovável, preservando ao máximo o meio ambiente. A aquisição destes certificados pode apoiar nossos clientes na comprovação da utilização de energia limpa, apoiando suas iniciativas de sustentabilidade”, explica Mourgue, acrescentando que a empresa detém nove dos dez empreendimentos de energia fotovoltaica certificados no Brasil, sendo o maior player nacional no segmento de energia solar.
A GreenYellow é dedicada ao fornecimento de soluções de eficiência energética e energia solar, que conta com 2 mil projetos de eficiência energética e mais de 150 MWp de Energia Solar implementados em todo o mundo. Chegou ao Brasil em 2013 com uma estrutura reduzida e com o objetivo de se tornar uma das líderes do mercado brasileiro.
O segundo semestre de 2014 foi marcado pela entrega dos primeiros projetos da empresa localmente, quando passou a ser parceira de grandes grupos de setores importantes da economia, como varejo, logística e indústria. Hoje a empresa conta com 130 funcionários.
A proposta é liderar os mercados de eficiência energética e geração distribuída na América Latina, sendo reconhecida como referência, em termos de qualidade, na implantação de projetos de alto valor agregado para os clientes. Por meio de modelos de negócio customizáveis, a empresa oferece aos clientes a opção de investir ou alugar a usina solar, sempre proporcionando uma redução dos custos com eletricidade frente à distribuidora de energia local.
Comentários