Empresa irá desenvolver atividades de engenharia e gerenciamento de obras para o parque de energia solar São Gonçalo III, da Enel Green Power
O parque energia solar São Gonçalo III, localizado próximo a cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, de propriedade da Enel Green Power, receberá serviços e obras de engenharia do Grupo Proyfe. O complexo terá capacidade de 215 MW e faz parte da terceira fase do projeto de construção do Parque Solar São Gonçalo, o maior parque de energia solar em construção na América do Sul.
Quando estiver em plena operação, o complexo terá capacidade total de 860,64 MW e evitará a emissão de mais de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Segundo a Proyfe, sua atuação será voltada a atividades de gerenciamento e supervisão das obras, compreendendo controle de qualidade da obra, gestão de medições, planejamento operacional, suporte ao proprietário, controle no atendimento à requisitos de segurança, saúde, meio ambiente e sustentabilidade no projeto de energia solar no Piauí.
Há 35 anos no mercado, o Grupo Proyfe presta serviços gerais de consultoria, engenharia e arquitetura. Com um foco multidisciplinar, as atividades abrangem todas as fases do ciclo de vida do projeto e da execução das obras.
No início de março, o grupo italiano de energia Enel recebeu autorização da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica para iniciar as operações comercial de três unidades do complexo São Gonçalo, no Piauí que totalizam cerca de 145 megawatts em capacidade instalada, segundo despacho do regulador no Diário Oficial da União no dia 26 de fevereiro.
A inauguração da usina, em janeiro, aconteceu um ano antes do estabelecido pela licitação vencida pela Enel em 2017. A primeira etapa das obras, para a construção dos 475 MW, começou em outubro de 2018. Outros 133MW foram implementados em agosto de 2019, com investimento de 100 milhões de euros (R$ 422 milhões).
Essa usina é a primeira da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia de ambos os lados dos painéis. A expectativa é que os módulos inovadores aumentem a geração de energia em até 18%.
Kommentare