Startup, que tem Bill Gates como investidor, pretende impactar setores industriais tradicionais com o uso big data
Por Cristiane Pinheiro
A Heliogen, startup composta por cientistas e engenheiros do MIT, Caltech e outras instituições renomadas, financiada por Bill Gates e outros investidores, quer usar a inteligência artificial no setor solar. Os pesquisadores e analistas acreditam que o segmento é uma excelente alternativa para substituir os combustíveis fósseis e a inteligência artificial vem ajudando nessa questão, pois ajuda a identificar os painéis solares.
A empresa americana usa a inteligência artificial e um campo de espelhos para refletir luz do sol. Como resultado, é gerado calor com temperaturas acima de 1000 graus Celsius. Na prática, a empresa criou um forno solar, capaz de atingir aproximadamente 1/4 da temperatura produzida na superfície solar.
Nesse sentido, ao contrário da energia solar tradicional, que usa painéis para captar a energia do sol e transformá-la em eletricidade, a Heliogen aposta na concentração do calor para ser usada na indústria.
A inteligência artificial (AI) consiste em uma série de técnicas com foco em modelar, controlar ou prever o desempenho dos sistemas de energia, que envolvem uma grande demanda de processamento computacional, rotinas matemáticas e regras complexas. Desta maneira, técnicas e tecnologias com o poder de aprender a partir dos padrões de informação multidimensional são extremamente úteis.
A missão da Heliogen é criar a primeira tecnologia do mundo capaz de substituir comercialmente os combustíveis fósseis por calor solar a temperaturas ultra-altas e livres de carbono. Além disso, pretende transformar a luz solar em combustíveis em escala, dando um passo importante para resolver a mudança climática.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, esta descoberta é a porta de entrada das energias limpas em setores da indústria altamente poluidores, responsáveis por mais de um quinto das emissões globais.
Além disso, o roteiro tecnológico da Heliogen prevê temperaturas de até 1500 °C. A esta temperatura, a empresa pode dividir CO2 e água. Como resultado poderão ser produzidos combustíveis 100% livres de poluentes, como o hidrogénio ou gás sintético.
A empresa de tecnologia sustentável Heliogen nasceu a partir da união de forças de grandes investidores. O fundador da Microsoft se aliou à empresa de venture capital Neotribe e ao bilionário Patrick Soon-Shiong, da Nant Capital, para financiar essa startup.
O objetivo é desenvolver uma solução capaz de produzir altas temperaturas a partir da luz solar para abastecer indústrias pesadas, sem qualquer emissão de carbono.
A tecnologia criada pela Heliogen consegue dividir moléculas de hidrogênio da água para criar um gás não fóssil que pode aquecer residências, abastecer indústrias e movimentar automóveis. Para isso, um software desenvolvido pela empresa alinha um grande conjunto de espelhos, que refletem os raios solares em um ponto específico. Isso cria uma fonte de calor quase três vezes maior que a dos sistemas solares convencionais.
Comments