top of page

Instituto Federal Fluminense recebe primeira leva de módulos de energia solar

grupomotaservicos
Instituto Federal Fluminense recebe primeira leva de módulos de energia solar

Usinas serão instaladas em todas as unidades da instituição, com previsão de economia de 11% na conta de luz

Por Adriana Dorante

Mais de mil módulos fotovoltaicos começaram a chegar nas unidades do Instituto Federal Fluminense para geração de energia elétrica. Ao todo, foram adquiridos 1852 geradores, em um investimento no valor de R$ 3.212.555,29. A proposta do Núcleo de Sustentabilidade do IFF foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes que definiu a instalação das usinas em todas as unidades do Instituto.

O gasto com energia hoje pelo IFF é de R$ 6.110.000,00 e a previsão com a instalação de todo o sistema é de uma economia de 11% nos gastos com energia elétrica. O professor do IFF e fiscal de contrato da Reitoria, Jonathan Velasco da Silva destaca que a economia gerada pode ser reinvestida de diversas maneiras. “Um exemplo é na ampliação das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, por exemplo”, explica.

A economia na conta de luz será diferenciada para cada unidade. No Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, que já vem investindo em sistemas de geração eólica e fotovoltaica, o novo sistema fotovoltaico vai representar 100% de economia, tornando-o autossustentável na produção de energia limpa.

Já no Campus Avançado Cambuci, a expectativa é de que represente uma economia de 85%; na Reitoria de 60%, Quissamã de 22%, e nos demais campi entre 5 e 10%.

A instituição já recebeu até o momento 1152 módulos que serão distribuídos para os campi: Cabo Frio, Itaperuna, Guarus, Quissamã, Macaé, Bom Jesus e Campos Centro. O restante dos módulos está previsto para chegar em janeiro do próximo ano e atenderá as unidades de São João da Barra, Polo de Inovação, Reitoria, Maricá, Cambuci e Pádua.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a ação está alinhada com o futuro e uma agenda internacional do desenvolvimento sustentável. “Uma ação desta natureza pode impactar a nossa instituição em três aspectos: o primeiro é o financeiro, usando uma energia renovável, não poluente e que, de fato, vai trazer economia no custeio da nossa instituição; o outro aspecto importante é que estes sistemas servirão também como um laboratório experimental para os cursos do IFF, onde os alunos poderão ter acesso a essa tecnologia em funcionamento; e por último, é o do exemplo, em que os estudantes e a comunidade do entorno estarão em contato com um tipo de energia que é, de fato, a energia do futuro.”


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page