top of page

Instituto Mauá de Tecnologia promove aulas e palestras sobre energias renováveis

grupomotaservicos

Capacitação foi realizada em conjunto com alunos da Northeastern University, dos Estados Unidos, cujo objetivo foi trocar experiências acadêmicas e culturais entre os professores e estudantes, de forma totalmente remota

Em tempos de pandemia que exigiu um período de quarentena, empresas e universidades precisaram inovar. Com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) não foi diferente, que promoveu capacitação científica internacional de forma remota. Alunos de engenharia do IMT e da Northeastern University, dos Estados Unidos, participaram, com exclusividade, de aulas e palestras sobre energias renováveis com os professores das instituições.

“Trata-se de uma das energias mais utilizadas no mundo nos últimos cinco anos. Por aqui, houve investimentos que passaram dos bilhões de reais, uma vez que gera economia de quase 95% em relação à convencional, valoriza o imóvel e não libera qualquer tipo de poluente nocivo à saúde e ao meio ambiente. Há aproximadamente 170 mil consumidores brasileiros, o que representam apenas 0,2% do total”, afirma professor Edval Delbone, coordenador do curso de Engenharia Elétrica do IMT. Ele ainda ressalta que, ao final do curso, os alunos apresentaram um caso verdadeiro inspirado numa grande empresa brasileira de papel e celulose.

Dezenove alunos foram escolhidos entre os cursos de Engenharias da Mauá e 16 alunos da universidade estadunidense para participarem de aulas e palestras sobre Energias Renováveis, além da troca de conhecimentos sobre cultura, pontos turísticos e gastronomia. As atividades foram ministradas diariamente pelos professores da Northeastern University e da Mauá por tecnologia remota. O professor Edval Delbone, coordenador do curso de Engenharia Elétrica do IMT, participou do projeto com o tema Energia Solar no Brasil.

A união das instituições de ensino aconteceu porque a expertise da Campus B (empresa especializada em educação internacional) foi fundamental. A Northeastern University (EUA) contou com o suporte da Campus para organizar a agenda de interações com empresas relevantes ao tema do projeto, assim como workshops culturais e a parceria com uma instituição de ensino, referência em engenharia.

“Esse projeto sempre existiu de forma presencial e com outros temas. No entanto, devido ao isolamento social, tivemos de adaptá-lo de maneira tecnológica. Assim que recebemos da universidade estadunidense essa missão, contatamos a Mauá, pois vai ao encontro das necessidades e know how que o projeto exige. A repercussão está sendo positiva. Todos estão participando das aulas e palestras com muito entusiasmo. Ao final, foi emitido um certificado internacional de conclusão de curso”, diz Daniel Amgarten, CEO da Campus B.

O Instituto Mauá de Tecnologia promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 58 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 54 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


quanto-custa-a-energia-solar

1 visualização0 comentário

Comentários


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page