top of page

Irrigador solar de baixo custo é patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial

grupomotaservicos

Após mais de cinco anos, equipamento é acionado pela luz do Sol e fornece água para irrigação de pequenas áreas de cultivo

Um irrigador solar desenvolvido pelo pesquisador Washington Melo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Embrapa Instrumentação, acaba de ser patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial- INPI, cinco anos e meio após a solicitação. O aparelho é acionado pela luz solar, fornecendo água para irrigação de pequenas áreas de cultivo pelo método de gotejamento e, em breve, deve ganhar válvulas de controle do fluxo d’água.

“Estou desenvolvendo uma espécie de válvula de controle para que a água tenha um aproveitamento ainda mais eficiente. Essa válvula é acoplada à saída do Irrigador Solar, pois caso o solo esteja úmido e não precise de água, o aparelho fica impedido de liberar a água mesmo em plena iluminação solar. Com isto, o equipamento fica mais econômico e inteligente”, diz Washington Melo, pesquisador da Embrapa Instrumentação.

Saiba mais: energia solar

O irrigador tem diversas vantagens. Trata-se de um sistema automático sem fotocélulas e que não demanda eletricidade, pois depende somente da luz solar, tornando sua operação extremamente econômica. Ele promove igualmente uma economia de água, pois utiliza o método de gotejamento para irrigar, o que evita o desperdício do recurso.

“Além disso, é possível construí-lo com objetos que seriam jogados no lixo, como garrafas e recipientes de plástico, metal ou vidro”, lembra o especialista. A versatilidade do equipamento também é grande. A intensidade do gotejamento pode ser regulada por meio da altura do gotejador e o produtor pode colocar nutrientes ou outros insumos na água do reservatório para otimizar a irrigação.

Além do baixo custo, o irrigador é fácil de montar. A invenção está sendo bem avaliada na internet, com cerca de 60 mil visualizações. Este tipo de tecnologia já está em prática em países como Argentina, Colômbia, Angola e Moçambique.

Saiba mais: Usina solar

O Portal da Embrapa disponibiliza um modelo de “faça você mesmo” do Irrigador Solar, que segundo Melo, também foi licenciado para a empresa Lareano e Silva Ltda., de São Carlos, visando a irrigação de vasos em apartamentos ou pequenas hortas domésticas.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page