Instituição é integrada a um complexo educacional, cultural e esportivo e conta com 4.000 m², sendo um destaque na cidade do litoral paulista
A Prefeitura de Itanhaém, localizada no litoral paulista, inaugurou a Escola Municipal Osmar Rodrigues, no dia 29 de novembro de 2019, no bairro Gaivotas, com uma moderna estrutura, incluindo sistemas de captação de energia solar e de aproveitamento da água da chuva. A escola é integrada a um complexo educacional, cultural e esportivo, sendo um destaque na cidade. A partir do próximo ano, a escola receberá alunos do 1º ao 6º ano, ampliando o número de séries gradativamente.
A nova unidade educacional faz parte de um conjunto de investimentos e grandes obras que estão reestruturando o bairro Gaivotas. De acordo com a prefeitura do município, toda a sua orla da praia está sendo reurbanizada. O bairro ainda recebe obras de pavimentação de vias, de drenagens e rede esgoto de forma contínua, além da grande revitalização da Praça Ibrahim Hanna Barchim e a construção de Ecopontos.
Segundo o prefeito Marco Aurélio Gomes, a inauguração é um marco importante na história do bairro, uma vez que o empreendimento também poderá ser utilizado por todos os moradores para fins culturais e esportivos. “Desde quando tomei posse coloquei como metas governar para toda a cidade e ter como prioridade máxima cuidar das nossas crianças, e isso significa oferecer educação de qualidade, acesso à cultura e ao esporte para formarmos grandes cidadãos.”
Para o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues, já está tudo programado para o início das atividades da Osmar Rodrigues, que será uma unidade de excelência e, com certeza, um reforço de muita qualidade na rede de ensino.
“Ninguém constrói nada sozinho. Esta escola é resultado de um trabalho em conjunto de todas as secretarias, em especial a Educação. Sou grato a cada pessoa que ajudou a tornar tudo realidade”, declarou.
Com 4.000 m² de área construída em um terreno de 25.000 m², o complexo tem dois andares com 20 salas de aula, laboratórios, quadras, campo de futebol, ginásio, salas de artes, de projeção, multimídia, de informática, biblioteca, teatro e refeitório.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, renovável e abundante em praticamente todo o planeta, levando eletricidade e sustentabilidade até em locais isolados.
No Brasil, onde a energia elétrica está cada vez mais cara, instalar um sistema fotovoltaico é um desejo em meio a sua população de mais de 80 milhões de consumidores de energia instalada em casas, igrejas, comércios, indústrias, inclusive órgãos públicos, como escolas, por exemplo.
Entre as vantagens da tecnologia estão a economia de energia acentuada, retorno do investimento em curto prazo, e longa vida útil do sistema, numa média de 25 anos. Isso significa que por muitos anos os consumidores desta energia ficarão protegidos contra a inflação energética, muito frequente no país. A economia gerada pelo sistema solar fotovoltaico pode chegar até 95%.
Comments