top of page

Jirau anuncia nova data para leilão de compra de energia solar e eólica

grupomotaservicos

A Energia Sustentável do Brasil – ESBR, que opera a UHE Jirau, anunciou nova data para leilão de compra de energia renovável. O leilão será realizado no dia 13 de agosto para compra de energia de origem das fontes incentivadas eólicas e solar. O período de entrega dessa energia vai de janeiro de 2023 a dezembro de 2037. São quatro produtos separados pelas fontes e por submercado de entrega – Sudeste/Centro-Oeste ou Nordeste.

De acordo com a ESBR, o leilão será feito pela plataforma da Paradigma. Os interessados têm até às 14h do dia 27 de julho para efetuar a inscrição. A Energia Sustentável do Brasil S.A. é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que tem como acionistas as empresas ENGIE (40%), Eletrobras CGT Eletrosul (20%), Eletrobras Chesf (20%) e Mizha Participações S.A. (20%), subsidiária da Mitsui & CO., LTD.

Por meio do Leilão 005/2008, promovido pelo Governo Federal em maio de 2008, obteve a outorga do uso de bem público para a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau) no Rio Madeira (Porto Velho, RO) e a respectiva exploração do seu potencial energético pelo prazo de 35 anos.

A UHE Jirau recebeu licença ambiental de instalação em 2009. Está sendo implantada no local denominado Ilha do Padre, a 120 quilômetros medidos ao longo do Rio Madeira da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. A Usina, quando concluída, terá capacidade instalada de 3.750 MW, suficiente para abastecer mais de dez milhões de residências. Seu projeto é inovador pela solução de engenharia otimizada, que considera o cuidado com o meio ambiente, a modicidade tarifária, a nova fronteira tecnológica de turbinas e geradores, resultando em segurança energética para o país.

O projeto caracteriza-se pela disposição de duas casas de força. A primeira com 28 unidades geradoras, do tipo bulbo, acoplada à tomada d’água, localizada no braço direito do Rio Madeira. Na margem esquerda, localizam-se mais 22 unidades geradoras, também do tipo bulbo, tendo como vértice a extremidade sul da Ilha do Padre.

Cada uma das casas de força apresenta duas áreas equipadas para montagem e manutenção das 50 unidades geradoras, com 75 MW de potência unitária. A barragem principal, do tipo enrocamento com núcleo asfáltico, está disposta segundo um eixo retilíneo ligando a extremidade sul da Ilha do Padre à parede direita da Casa de Força da Margem Esquerda.

O contrato de concessão vai fornecer energia suficiente para assegurar o crescimento industrial, o desenvolvimento regional e nacional, atendendo a demanda do mercado pelos próximos anos. O prazo, contado desde a assinatura do contrato de concessão até a implantação final do empreendimento, é de 90 meses, ou seja, 7,5 anos.

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page