Veículo oferece até 3080 Watts de energia solar e 47.600 Watts-hora de armazenamento de energia, com potência suficiente para carregar um Cybertruck da Tesla
A empresa de trailers de luxo Living Vehicle acaba de apresentar ao mercado o trailer chamado 2021 Living Vehicle. O veículo oferece até 3080 Watts de energia solar e 47.600 Watts-hora de armazenamento de energia, com potência suficiente para carregar um Cybertruck da Tesla. A “casa móvel” tem design luxuoso construído com uma estrutura de alumínio com diversas janelas par curtir a paisagem.
Segundo explicou Joanna Hofman, co-fundadora da Living Vehicle em comunicado, “o acesso à energia confiável é um recurso necessário e sustentável para a segurança, saúde e conforto para clientes desfrutarem de uma vida verdadeiramente não convencional. Os nossos clientes valorizam a flexibilidade de evitar parques de trailers e ficar em qualquer lugar com todos os confortos de luxo”.
O novo sistema de energia do 2021 Living Vehicle é suficiente para carregar veículos elétricos “a taxas de até 44 milhas por hora de carga usando energia exportável opcional de 240 volts”, disse o comunicado da empresa. “Temos muitos recursos novos juntamente com o aumento de potência que são relevantes no mundo Covid de hoje, incluindo um escritório móvel para todos os trabalhadores remotos”, explicou Hofman.
Ainda segundo o comunicado, a meta da Living Vehicle em dez anos é incorporar a tecnologia para produzir os seus próprios recursos hídricos e alimentares para alcançar a autossustentabilidade. O trailer, de vários tamanhos, tem um preço a partir de 194.129 euros.
Assim como nos Estados Unidos, a energia solar em Kombi ou trailer (motorhomes) já é bastante utilizada no mundo inteiro pois é uma alternativa para a geração de energia sem poluentes, além de ser muito mais econômica. Para quem já tem o veículo uma opção é apostar na instalação de painéis solares geralmente no teto do veículo a fim de captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica, sendo necessário, o auxílio de carregamento das baterias.
Os sistemas fotovoltaicos também utilizam um controlador de carga para proteger as baterias contra sobrecargas e o inversor solar, que converte a energia de corrente contínua das baterias em energia de corrente alternada.
A potência necessária para a instalação de um sistema fotovoltaico em um motorhome deve ser medida através do seu dimensionamento específico. No entanto, considera-se que o consumo médio de 32 kWh torna o veículo mais eficiente e autônomo, podendo chegar a 160 km por carga e possibilitando uma média de rodagem de 240 km ao dia.
Um exemplo de utilização da energia solar em Kombis foi feito por um casal norte-americano, Brett e Kira Belen, que decidiu fazer uma viagem completa pelos Estados Unidos com auxílio da fonte de energia alternativa.
Para isso, o casal instalou uma matriz solar de 1,22 kW no teto do carro e baterias feitas de “chumbo-ácido” sob os bancos, uma alternativa menos eficiente, mas muito mais barata do que o íon-lítio. Quando conectados à rede (on grid), as baterias são carregadas em apenas 2 horas e 20 minutos.
Comments