Primeiro equipamento feito na linha de montagem foi finalizado na primeira quinzena de setembro
Por Ricardo Casarin
A Longi anunciou o início produção em massa do módulo Hi-MO 5 na fábrica de Xianyang, na China. O primeiro equipamento feito na linha de montagem foi finalizado no dia 8 de setembro. Lançado em junho, o produto tem tamanho de 2256 x 1133 mm, potência frontal de 540 W, eficiência acima de 21% e foi projetado para ser utilizado em usinas de grande porte.
Saiba mais: energia solar
O equipamento utiliza wafers monocristalinos com dopagem de gálio de 182 mm. De acordo com a companhia, a adoção desse padrão de tamanho foi estabelecida após estudos dos processos de fabricação, transporte e instalação. Para alavancar a produção em massa do Hi-MO 5, a Longi está acelerando a expansão da capacidade, que devem atingir 12 GW ainda em 2020.
“Criar um módulo de alta potência que responde às expectativas dos consumidores é a inspiração por trás do Hi-MO 5”, disse o vice-presidente sênior da Longi, Dennis She. “A produção em massa de tecnologia avançada pode entregar valor real. Estamos ansiosos para entregar valor, alta potência e menor LCOE para nossos parceiros e clientes de forma a viabilizar uma nova onda fotovoltaica de paridade de rede.”
A fábrica de Xianyang já está rodando em sua capacidade máxima anual de 5GW. Além disso, a unidade de Jiaxing está em construção e trará mais 5 GW de capacidade adicional. A Longi afirma que continuará investindo em expansões para se manter atualizada com as necessidades do mercado solar do futuro.
A Longi anunciou o módulo Hi-MO 5 em maio. Na ocasião, a companhia informou que planeja ultrapassar 30 GW de capacidade produtiva de módulos ao final de 2020. A linha Hi-MO 4 responderá por 90% do total das entregas nesse ano, com projeções para 2021 indicando que o Hi-MO 5 ganharia representatividade de 30%, com o Hi-MO 4 caindo para 70%.
Comments