Líder global em desenvolvimento de usinas de energia eólica e solar foca em crescimento internacional
90 milhões de euros. Este é o valor do novo acordo financeiro da Mainstream Renewable Power, principal desenvolvedora global de usinas de energia solar e eólica, com o DNB e o HSBC. Este aporte já é considerado o maior da empresa e tem como principal objetivo complementar os recursos existentes da empresa, dando suporte para os títulos de oferta, títulos de desempenho e compromissos de capital para os projetos globais da organização.
O financiamento foi dividido em partes iguais pelo DNB e pelo HSBC e, pelo acordo, a Mainstream tem a opção de trazer novos credores para permitir um aumento no tamanho de 200 milhões de euros, sujeito à aprovação.
A Mainstream espera que o primeiro uso deste novo acordo seja para apoiar os compromissos financeiros para a construção do portfólio Condor, de 569 megawatts (MW), localizado no Chile. O projeto engloba a primeira fase da Andes Renewables Platform, de 1,3 mil MW de projetos eólicos e solares totalmente contratados via leilões governamentais no território chileno.
No comunicado oficial da empresa, Andy Kinsella, diretor-executivo do grupo Mainstream, afirmou que este acordo com o DNB e o HSBC foi de extrema importância para a empresa. “A instalação global no Chile nos dá a liberdade de buscar oportunidades de desenvolvimento em larga escala em todo o mundo. Primeiro, nos ajudará a financiar a primeira fase desta nossa plataforma eólica e solar, onde nossos ativos estão garantindo que a energia renovável continue a superar tanto a geração de combustível fóssil nova quanto a existente”, explicou.
Para Sven Bakken, Chefe de Energia e Recursos Renováveis do DNB Bank ASA, o banco orgulha-se em apoiar o crescimento da Mainstream Renewable Power, uma vez que a empresa está profundamente comprometida em apoiar a mudança verde de forma global. “Com a Mainstream, estamos confiantes de que nossa contribuição às sociedades ao redor do mundo acontece de maneira positiva e sustentável”, disse.
“Inicialmente, a instalação apoiará o desenvolvimento de um portfólio significativo de ativos de energia renovável no Chile e é um passo muito positivo no avanço de nossas credenciais globais em termos de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que destaca a força de nosso conhecimento de rede e financiamento comercial”, apontou Michael Lalor, diretor do HSBC.
A Mainstream Renewable Power já arrecadou até o momento mais de 1,8 bilhão de euros em finanças de projetos e emprega atualmente 200 funcionários em quatro continentes. Uma das apostas da organização é oferecer um portfólio de mais de 9 mil megawatts de ativos solares e eólicos na América Latina, na África e na Ásia. Em todo o mundo, já colocou mais de 800 MW em ativos solares e eólicos em operação comercial e está atualmente construindo mais 707 MW.
Veja Mais: Placa Solar Fotovoltaica | Simulador Solar | Vantagens e desvantagens da energia solar | Empresas de Energia Solar | Energia Renovável | Financiamento para Energia Solar
Comments