top of page

Metrô de São Paulo autoriza estudos de geração de energia renovável para abastecimento de trens e ve

grupomotaservicos

Companhia deve disponibilizar cerca de 200 mil metros quadrados para instalação de sistemas fotovoltaicos 

Por Ricardo Casarin

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) autorizou o desenvolvimento de estudos para a estruturação de projetos para a instalação, operação e manutenção de centrais geradores de energias incentivadas para alimentação das linhas e estações, para auxiliar na redução de despesas com consumo de energia elétrica, incluindo a comercialização de eventual excedente.

Em aviso publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a companhia informou que foram contempladas pela autorização 14 empresas e consórcios. De acordo com comunicado do Metrô, o projeto deve contemplar o fornecimento de energia para tração dos trens e alimentação elétrica das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. O excedente poderá ser vendido no mercado de energia, possibilitando novas receitas a companhia e ao parceiro comercial que será selecionado para a execução do projeto.

A companhia também informou poder disponibilizar cerca de 200 mil metros quadrados de área das coberturas das estações e pátios de manutenção, que poderão receber módulos fotovoltaicos para geração de energia solar, contribuindo assim para reforçar a oferta de eletricidade do projeto.

Os estudos poderão propor outras áreas na cidade de São Paulo, de propriedade do Metrô, como terrenos remanescentes de obras de expansão da rede, para instalação de células fotovoltaicas, ou até mesmo a implantação de unidades geradoras em outras regiões do país. As empresas têm 120 dias a partir da publicação para apresentar os projetos. 

A Companhia afirma que o melhor estudo poderá compor o futuro edital para a contratação do serviço e para selecioná-lo, será considerado o melhor resultado econômico-financeiro, impacto socioambiental, além das melhores técnicas de elaboração.

Conforme o edital, as 14 empresas e consórcios listados são: 1. Consórcio Enel X, Radar PPP, KMR Energia e Cescon & Barrieu; 2. Consórcio Soma Energias Eirelli (Soma) e Ventus, Inovação & Energia (VIE); 3. Transformadores e Serviços de Energia das Américas S.A.;4. GD Solar Holding S.A.; 5. Modus Engenharia e Serviços Ltda.; 6. CRA Engenharia de Infraestrutura Ltda.; 7. 

Consórcio Solar Metrô De São Paulo; 8. Consórcio BRA Energia, Edelstein Advogados, Gabriel Tabosa De Castro ME e XVV Advogados; 9. Nova Engevix Engenharia e Projeto S.A.; 10. Aes Tietê Energia S.A.;11. Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S.A.; 12. Consórcio Geração Metrô SP;13. Consórcio KL Serviços de Engenharia S.A. e Yasser Holanda Advogados Associados; 14. Consórcio QUANTA, SMF, ORV e AEA.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page