Minas Gerais e Paraná ganham representantes da ABSOLAR para ampliar mercado fotovoltaico nas regiões
- grupomotaservicos
- 7 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Entidade quer ampliar atuação em todo o território nacional para promover o crescimento econômico e sustentável nos estados
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) anunciou dois novos representantes estaduais em Minas Gerais e Paraná, de modo a ampliar a atuação em todo o território brasileiro.
A partir de agora, a representante do Paraná nomeada pelo conselho da entidade, é Liciany Ribeiro, executiva da Ribeiro Solar, e, em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, da Genyx Solar Power.
A entidade pretende reforçar, com esses novos representantes, a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas e programas privados na área de energia solar, no sentido de promover o crescimento econômico e sustentável nos estados e, ao mesmo tempo, ampliar o mercado fotovoltaico de forma pulverizada no País.
Segundo a ABSOLAR, o estado de Minas Gerais é referência no desenvolvimento da energia solar, liderando o ranking estadual de geração solar distribuída. A região conquistou a marca de 600 megawatts (MW) de potência instalada nos pequenos sistemas em telhados, fachadas e terrenos de residências, empresas, propriedades rurais e do poder público.
“No acumulado são mais de 54 mil conexões operacionais no estado mineiro, abrangendo em torno de 96,5% dos 824 municípios da região. Isso significa que quase não há cidade em Minas que não tenha pelo menos um sistema fotovoltaico em operação”, destacou Bruno Catta Preta.
Também com grande importância nacional, o Paraná ocupa a quarta posição na lista dos maiores produtores de energia solar na geração distribuída, com quase 270 MW instalados em telhados e pequenos terrenos, que representam 9% de toda a potência instalada na modalidade no País.
A nova coordenadora estadual da ABSOLLAR no Paraná, Liciany Ribeiro, destaca que o estado possui um grande potencial de desenvolvimento sustentável e econômico para o País. “Vamos apoiar os associados que atuam na região, no sentido de viabilizar investimentos e ampliar o diálogo com autoridades públicas, consumidores e demais públicos de interesse”, comenta.
Desde o primeiro trimestre deste ano, a ABSOLAR já nomeou representantes estaduais no Ceará e no Rio Grande do Sul. O Ceará ocupa a segunda posição como o maior produtor de energia solar comoum todo no País, com 950,1 MW, considerando operação (213 MW) e obras que entrarão em construção (697,1 MW). O estado também possui o maior parque solar gerador do Nordeste.
Por sua vez, o território gaúcho ocupa a segunda posição no ranking dos estados brasileiros com maior investimento em geração de energia solar na geração distribuída, com Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, como o nono município do País em números de pequenas usinas fotovoltaicas. Com as novas nomeações, a entidade pretende expandir sua atuação em todos os estados da federação.



Comments