O estado está no topo do ranking brasileiro do segmento e reúne mais de 1 GW de usinas solares operando
Minas Gerais foi o primeiro estado a passar a marca de 100 mil sistemas fotovoltaicos operando na modalidade de geração distribuída (GD) no Brasil.
O estado é líder nesse mercado com 136 mil unidades consumidoras* e 1,15 GW** de potência instalada da tecnologia, de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Seguida pela residencial (371 MW), rural (242 MW) e industrial (90 MW), a classe de consumo comercial acumula 441 MW de potência instalada no mercado fotovoltaico de Minas Gerais.
Em relação aos municípios, quem lidera é Uberlândia, com 64 MW operacionais na GD solar. Belo Horizonte (36 MW) e Montes Claros (29 MW) fecham as três primeiras colocações.
Com mais de 500 mil sistemas fotovoltaicos e mais de 700 mil unidades consumidoras beneficiadas, o país acumula 6,3 GW na GD solar.
Nota explicativa:
*Unidade consumidora (UC) é caracterizada pelo recebimento de energia elétrica em um só ponto de entrega, com medição individualizada e correspondente a um único consumidor, podendo ser uma casa, comércio ou indústria.
**Gigawatts é uma unidade de medida de energia elétrica que representa mil megawatts (1.000 MW).
Comentários