Moçambique receberá investimentos em energia renovável
- grupomotaservicos
- 23 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) disponibilizarão fundos para disseminar o acesso às famílias fora da rede elétrica nacional
Uma parceria entre a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) de Moçambique e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) vai proporcionar investimentos em fontes de energia renováveis no país africano. De acordo com o comunicado oficial da FDC, as empresas vão criar um fundo em “resposta à necessidade de propor alternativas para a redução da pobreza, encorajando o crescimento econômico nas zonas rurais, urbanas e periurbanas de Moçambique”.
No país, somente 28% das pessoas têm acesso à rede elétrica, sendo apenas 5% na zona rural. O financiamento será disponibilizado em três etapas. A primeira, de “acesso”, será para promover soluções modernas de energia renovável às famílias que estejam fora da rede nacional.
A segunda, de “uso produtivo”, visa disseminar o uso produtivo de soluções fotovoltaicas e equipamentos de energia para empresas comerciais e agrícolas em áreas rurais.
A terceira, “humanitária”, pretende expandir soluções solares fotovoltaicas para famílias vulneráveis, localizadas nas regiões mais afetadas pelo ciclone Idai, que atingiu as províncias de Manica e Sofala em maio.
Hoje, a lenha e o carvão ainda são as principais fontes de energia no país para cozinhar, aquecer e iluminar casas.










Comentários