Projetos já foram aprovados na RGE Sul e a concessionária irá fazer a vistoria nos próximos dias para a ligação do sistema
Por Cristiane Pinheiro
O município de Encantado, localizado no Rio Grande do Sul, está prestes a economizar energia. Dentro de alguns dias, entrará em operação três usinas solares em prédios públicos do município. Para a realização deste projeto, a Administração Municipal conta com recursos via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Os projetos já foram aprovados na RGE Sul e a concessionária irá fazer a vistoria nos próximos dias para a ligação das usinas, o que deve levar de dez a 15 dias úteis. Os funcionários passarão por um treinamento sobre o novo sistema.
O objetivo, além de gerar energia limpa, é reduzir o custo mensal com energia elétrica. Com a instalação destes sistemas fotovoltaicos, é estimada a geração superior a 15 mil kilowatts mensais, o que deverá representar uma economia mensal de aproximadamente R$ 15 mil aos cofres públicos. Este investimento em uma fonte de energia limpa tem vida útil estimada superior a 25 anos.
Das três usinas solares fotovoltaicas que foram instaladas, uma está no Centro de Operações Encantado (Ceope), que irá atender o local e também Unidades de Saúde, outra no Centro Administrativo Municipal e mais uma na Escola Municipal Mundo Encantado, que também atenderá as demais escolas municipais de ensino fundamental do município.
Encantado nasceu a partir da colonização italiana, cuja hoje representa a descendência da população, majoritariamente. Encantado é cidade irmã de San Pietro Valdastico (Vêneto – IT), mantendo um intercâmbio comercial e cultural permanente com a Itália. A cidade possui uma atividade comercial diversificada e desenvolve produtos para áreas frigorífica, moveleira, de erva-mate, coureiro-calçadista, higiene, perfumaria, mecânica e alimentação. Ocupa a 45º posição no ranking brasileiro dos municípios mais alfabetizados. Possui boa infraestrutura turística para a realização de eventos. Seus atrativos naturais são as várias grutas e a Lagoa Garibaldi. Completou seus 100 anos em 31 de março de 2015.
O investimento em uma fonte de energia limpa é um dos pilares da cidade inteligente e possibilitará a inserção do município na lista seleta de cidades comprometidas com a preservação do meio ambiente na aplicação de recursos de forma a possibilitar economia no uso da energia por muitos anos, ao passo que o sistema fotovoltaico tem vida útil estimada superior a 25 anos.
Veja também: Fontes de energia mais utilizadas no mundo
Comentarios