top of page

Norte de Minas é alvo de investimentos em energias renováveis

grupomotaservicos

Francesa Vergnet, fabricante de turbinas, apresentou estudos do potencial da região para o desenvolvimento das fontes eólicas e solar

Minas Gerais é um grande alvo para o desenvolvimento de energias renováveis. Durante encontro em Montes Claros, no dia 3 de março, entre a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e a multinacional francesa Vergnet, fabricante de turbina para geração de energia eólica que engloba também energia solar e híbrida, foram discutidas estratégias para alavancar as energias renováveis, principalmente no norte do estado, onde foi verificado maior potencial para as fontes limpas.

Na ocasião, a Vergnet, com mais de 25 anos de experiência e mais de 900 turbinas eólicas instaladas, apresentou dados sobre a energia eólica em Minas. “O Norte de Minas está começando a descobrir a energia eólica e/ou a híbrida com a parte solar. Este grande potencial pode gerar negócios importantes para os empresários locais. Para isso, é preciso fazer um levantamento perfeito da área, de forma evolutiva, assim como é feito em outros países”, afirma Cassio Reigado, diretor da filial da Vergnet no Brasil. 

Ele acrescenta que Minas Gerais tem áreas com excelente produtividade, como Janaúba, Grão Mogol e o entorno de Montes Claros, com uma média de 7 a 8,5 metros por segundo, que dá um retorno muito bom. Mas é preciso um estudo mais apurado no local, para a instalação, observando árvores e montanhas.

O presidente da Adenor, Alexandre Pires Ramos, afirma que agência planeja para os próximos dois anos fomentar o investimento em energia renovável. A ideia, segundo ele, é criar um centro de estudos junto com Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec) para desenvolver oportunidades de negócios e capacitação de profissionais nesta cadeia produtiva.

Segundo o presidente da ACI, Newton Figueiredo, a associação apoia todas as iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas, como a exploração das nas energias renováveis.

O empresário Vitor Braga, que atua no mercado de energia fotovoltaica e tem um projeto de ampliação de usinas na região, reforçou que o setor precisa buscar novidades e novas propostas. “Perdemos oportunidades por não ter acreditado no potencial do Norte de Minas. E muitas pessoas estão perdendo a chance de investimento por desinteresse. Hoje, sabemos que é possível. Nossa empresa, por exemplo, está atenta a tudo que se relaciona a energia renovável. Mesmo sem trabalhar diretamente com a energia eólica, não descartamos parceiras”, comenta.


quanto-custa-a-energia-solar

2 visualizações0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page