Motor elétrico da aeronave será fornecido pela WEG de Jaraguá do Sul (SC)
Por Ricardo Casarin
A empresa britânica de baterias de lítio, Oxis Energy, e a fabricante do setor aeroespacial, Texas Aircraft Manufacturing, estão desenvolvendo em conjunto um avião totalmente elétrico cuja produção de todos os principais componentes de estrutura e propulsão serão produzidos no Brasil.
Saiba mais: energia solar
Enquanto a aeronave será projetada e desenvolvida na planta da Texas Aircraft Manufacturing em Campinas (SP), as células de bateria de lítio-enxofre serão feitas na fábrica da Oxis em Juiz de Fora (MG). O motor elétrico será fornecido pela WEG de Jaraguá do Sul (SC) e o sistema de gerenciamento das baterias serão providos pelo grupo AKAER de São José dos Campos (SP).
A aeronave eColt terá uma cabine de dois assentos e pretende responder a uma crescente demanda por aviões de treinamento ecologicamente amigáveis e também servirá para voos regionais. Segundo o Oxis, a estimativa é que o tempo de voo será superior a duas horas, com um alcance de cerca de 200 milhas náuticas (370 quilômetros).
O CEO da Oxis Energy, Huw Hampson-Jones, declarou que a colaboração com as demais empresas irá colocar o Brasil na vanguarda da eletrificação da aviação regional. “Essa pareceria irá criar empregos bem qualificados e contribuirá para exportação de produtos, serviços e expertise.”
Saiba mais: Usina solar
O CEO da Texas Aircraft Manufacturing, Matheus Grande, afirmou que o projeto é uma oportunidade de liderar uma transformação na eletrificação da aviação brasileira. “O eColt será uma aeronave fantástica para voos de treinamento e transporte para o país e para o resto do mundo.”
A Oxis aponta que o uso de enxofre como material não condutor permitirá o aumento da segurança e desempenho superior a tecnologia de ion-lítio. O sistema de baterias de 90kWh, 40% mais leve que os equipamentos tradicionais, será energizado por células de alta potência de 400Wh/kg.
A companhia destaca que, com a perspectiva de uma crescente falta de pilotos comerciais nas próximas décadas, aviões elétricos e ambientalmente amigáveis podem oferecer uma solução limpa e eficiente para a formação de novos profissionais, reduzindo os custos de treinamento de maneira significativa.
Saiba tudo sobre energia solar em Juiz de Fora
Comments