No dia 28 de maio, módulos de energia solar foram inaugurados no 5º Pelotão Especial de Fronteira, situado na cidade de Santa Isabel do Rio Negro, localizada a 860 quilômetros de Manaus, no estado do Amazonas. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou esse evento e, no dia anterior, visitou o município de São Gabriel da Cachoeira (AM), com o objetivo de inaugurar também uma ponte de madeira no KM 91 da BR-307, retratando a primeira visita do presidente a uma terra indígena.
O Exército foi responsável por construir a ponte de madeira, em acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Ao chegar na cidade, o presidente estava usando máscara. Ele a retirou logo após ser cercado por simpatizantes, além de realizar a mesma atitude para cumprimentar dezenas de indígenas durante a inauguração da ponte.
Durante a visita, no 5º Pelotão Especial de Fronteira, Jair Bolsonaro esteve ao lado do General Paulo Sérgio Nogueira, o comandante do Exército.
A inauguração da ponte de madeira pode contribuir para o acesso a uma das terras indígenas que mais sofrem com a mineração ilegal: a Yanomami, em Maturacá. As terras indígenas passam por diversos problemas que são reflexos da mineração ilegal, como a contaminação por Covid-19 e a desnutrição infantil.
Jair Bolsonaro, em 2019, declarou que pretendia regulamentar o garimpo no Brasil, plano que abarca a autorização da atividade em terras indígenas. “É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, é intenção minha, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade. A terra indígena é como se fosse propriedade dele”, afirmou o presidente.
Veja também: Energia solar em Manaus
Comments