Em comemoração ao Dia da Árvore, local implantou sistema de energia solar fotovoltaica
O Palacete de Cristal do Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, localizado em Sorocaba, São Paulo, ganhou uma iluminação especial e gerada com energia solar. A iniciativa serviu para celebrar o Dia da Árvore e a chegada da Primavera. A instalação da iluminação, de coloração azul, foi realizada pela Viridian Ecoenergia e não teve custo para o poder público.
Segundo o secretário Jessé Loures, a iluminação azul tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da água e seus usos, além da preservação dos mananciais.
Durante a última semana de setembro, o Jardim Botânico Irmãos Villas Bôas ficou aberto até às 22h, especialmente para que a população pudesse apreciar e fotografar o Palacete com a iluminação externa azul.
Com uma área de 500 metros quadrados, o Palacete é o principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba e chama a atenção por sua beleza, charme e localização. Abriga coleções de plantas nativas, da floresta tropical, com exemplares da Mata Atlântica e espécies exóticas, além de plantas do Cerrado de regiões áridas, como cactos e suculentas.
Para manter clima apropriado às espécies de plantas, principalmente quanto à circulação de ar interna, o Palacete sofre adaptações a exemplo de suas janelas diminuindo o efeito estufa que proporciona a estrutura.
Mais do que um local bonito, o Jardim Botânico é dedicado à conservação da biodiversidade através do cultivo de coleções botânicas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas. É um espaço dedicado à troca de informações, educação para desenvolvimento sustentável, pesquisa, conservação, lazer e cultura.
Veja também: Energia solar em Sorocaba
Comments