Investimento total nos complexos solares será de cerca de R$ 20 milhões
Por Ricardo Casarin
A rede de farmácias Panvel inaugurou uma usina de energia fotovoltaica em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Denominada Arno II, a planta tem capacidade de geração de 1,68 milhão de kWh/ano. Esta é uma das quatro usinas construídas a partir de uma parceria da rede com o Grupo SKA, responsável pela captação de recursos para o projeto, e com a ERB Energia Regenerativa Brasil, designada para o comando executivo da implantação e pela operação e manutenção da Arno II. O investimento total nas usinas será de cerca de R$ 20 milhões.
Situadas em Montenegro e Rosário do Sul (RS), Mondai (SC) e Santo Antônio do Sudoeste (PR), as quatro usinas terão total de 14.600 placas solares e vão gerar em conjunto mais de 7 milhões de kWh/ano. De acordo com as empresas, o impacto para o meio ambiente será a redução da emissão de 844 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio anual de 84 mil árvores. Todas as usinas estarão em operação até o final de 2020.
Localizada em uma área de dois hectares, a Arno II é equipada com 3.528 placas fotovoltaicas. A energia gerada será entregue para a distribuidora de energia RGE. “Arno II faz parte do plano de geração de energia fotovoltaica para melhorar a eficiência energética da Panvel e se integra às estratégias da empresa focadas em iniciativas sustentáveis”, afirma o diretor financeiro e de relações com os investidores da Panvel, Antonio Napp.
Conforme o diretor-presidente, Julio Mottin Neto, a Panvel pretende neutralizar boa parte do impacto de energia consumida em suas mais de 460 lojas. A estimativa é ter um total de nove usinas em funcionamento até o final de 2021. A primeira usina foi inaugurada em junho de 2019 em Vacaria.
O CEO do Grupo SKA, Siegfried Koelln, afirmou que o investimento nas usinas é um passo importante para ressaltar a missão de tornar a indústria como um todo mais sustentável, gerando e fomentando o desenvolvimento da economia através da geração de energia limpa e renovável.
O diretor comercial da ERB Energia Regenerativa Brasil, Alexandre Kranz, declarou ser gratificante participar de iniciativas como a concepção da usina Arno II, onde a geração de energia renovável é revertida para manter unidades que fomentam o comércio e a geração de empregos.
Commentaires