Fazendas solares e sistema de compensação de créditos de energia garantem economia às indústrias associadas à instituição em Minas Gerais
Uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Alsol Energias Renováveis e a Energisa vai disponibilizar às empresas associadas da entidade a geração solar distribuída, tanto para clientes de baixa e de média tensão, proporcionando descontos significativos na conta de luz.
Para isso, a Alsol desenvolveu um produto especialmente para a FIEMG, que incluí a construção de três grandes fazendas solares na região, com previsão de término até o final deste ano. Neste modelo de negócios, empresas podem participar de consórcios e alugar uma cota de uma das usinas fotovoltaicas. A participação de cada companhia é dimensionada de acordo com o histórico de consumo do cliente.
Por meio do Sistema de Compensação de Energia, a energia injetada na rede pela fazenda solar será descontada na fatura de energia do cliente, a partir da conversão em créditos de energia, que poderão ser utilizados por 60 meses, inclusive nos períodos de menor incidência solar e, consequentemente, de geração mais baixa.
Segundo presidente da Alsol, Geraldo César Mota, a companhia é pioneira no Brasil em tecnologia de geração fotovoltaica, e esta solução garante às empresas uma economia que pode chegar a 26%, dependendo do ramo de atividade, do perfil de consumo e do plano contratado. “Todos os empresários associados à FIEMG podem contratar o serviço, sejam clientes da Energisa ou da Cemig”, explicou, acrescentando que o benefício acelera a competitividade entre as empresas mineiras.
Até 2021, a Alsol e do Grupo Energisa investirão R$ 300 milhões na construção de diversas fazendas solares no Estado de Minas Gerais direcionadas ao mercado de locação apenas no segmento de geração distribuída fotovoltaica. A partir de 2020, Alsol vai comercializar baterias de lítio para o armazenamento de energia.
O Sistema de Compensação de Energia beneficia, principalmente, empresas que não têm espaço físico para investir em sistemas próprios de geração solar, valendo também para empresas localizadas em prédios comerciais ou imóveis alugados.
No modelo de negócio para a FIEMG, o percentual de desconto é fixo e se dá sobre a tarifa com impostos, desta forma o cliente só paga sobre o que receber de créditos de energia na fatura. Por este motivo, não é necessária a elaboração de balanços energéticos, apenas um contrato de locação.
O convênio entre a FIEMG e a Alsol foi assinado neste mês de outubro, durante o Minas Trend, evento da indústria da moda em Belo Horizonte. A Alsol trouxe um estande no local para apresentar o serviço e fechar negócios com as empresas interessadas.
Veja mais: Tipos de energia solar | Tipos de energia | Inversor Solaredge | Energia Química
Yorumlar