top of page

Parceria Público-Privada em Angra dos Reis prevê instalação de energia solar

grupomotaservicos

Prefeitura realiza audiência pública para discutir ações que garantam maior sustentabilidade e mobilidade ao cidadão

A Secretaria de Governo e Relações Institucionais/Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica da prefeitura de Angra dos Reis realizou uma audiência pública online pelo Youtube para discutir sobre a Concessão patrocinada para a implantação, manutenção, operação e infraestrutura de serviço, sistemas e equipamentos, que compõem o projeto “Cidade Inteligente”. As propostas para uma parceria pública-privada (PPP) apresentadas estavam direcionadas para as áreas de sistema de gestão, mobilidade urbana, meio ambiente, telecomunicações e segurança. 

Para que essas áreas sejam atendidas, foram apresentadas ações como a ampliação da rede de dados, implantação do estacionamento rotativo, praças com internet gratuita, árvores de captação de energia solar para carregar baterias, expansão da cobertura de videomonitoramento, incluindo leitor facial, equipamentos de medição de dados ambientais, semáforos inteligentes com gestão de tráfego, drones, totens, entre outras diversas aplicações.  

O objetivo da PPP Cidade Inteligente é gerar um grande avanço na cidade, em 36 meses, e o valor da contraprestação mensal será de, no máximo, R$ 440 mil mensal. O prazo de concessão é de 25 anos.

Durante pouco mais de uma hora e meia, 170 pessoas estiveram conectadas no canal do Youtube pelo qual a audiência foi transmitida e puderam tirar suas dúvidas sobre o projeto que tem a missão de modernizar a cidade e oferecer à população um serviço público mais eficiente. 

“Tivemos muitas perguntas e participação da população e do player do mercado”, comentou André Luís, secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica, que apresentou o projeto ao lado dos superintendentes de Políticas Públicas e Planejamento, Alexandre Giovanetti e Danilo Rodrigues, respectivamente.

A audiência é um rito obrigatório e necessário para o processo da PPP Cidade Inteligente. O governo está trabalhando para viabilizar o projeto e para que o certame na B3 – Bolsa de Valores de São Paulo – congregue o máximo de assertividade, respeitando a legislação, as aplicações possíveis de existir e a capacidade econômica que o município tem.

O modelo de PPP de Angra dos Reis é o mais completo e inovador de Cidade Inteligente existente atualmente no país, usando aplicações e modelos nacional e internacional. Os recursos para a realização e manutenção do projeto vão vir de três vias: a criação do estacionamento rotativo, a exploração da fibra ótica e publicidades digitais.

Saiba mais: Painel Solar

A PPP Cidade Inteligente vem sendo trabalhada desde 2017. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi apresentado em abril de 2018 e três empresas tiveram autorização para apresentar projetos. Após a decisão de escolha, houve um aproveitamento de 73% e uma complementação por parte da prefeitura, com uma assessoria, de 27% da versão atual do projeto, cujo edital está disponível para consulta pública.


1 visualização0 comentário

Comentarios


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page