Ideia é viabilizar recursos que possibilitem uma maior inserção brasileira no cenário da tecnologia fotovoltaica
Parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) reforçaram o pedido de incluir a energia solar em emendas federais, visando o desenvolvimento do setor e sua maior participação na matriz energética brasileira. O deputado Luciano Pimentel estará em Brasília em breve para solicitar aos membros da bancada sergipana a inclusão do kit de energia solar como item elegível na proposta do orçamento das emendas impositivas do Congresso Nacional.
“Levarei também o projeto do senador Alessandro Vieira que visa garantir, num prazo de até 10 anos, que pelo menos 7% da energia gerada no Brasil tenha como fonte o sol”, disse.
O deputado destacou que, na Alemanha, por exemplo, 46% da energia produzida já é de origem solar fotovoltaica, ainda que o país não registre a mesma intensidade de raios solares que o Brasil e em especial na região de Sergipe. “Ainda assim, o Governo Alemão saiu na frente e mostrou que está investindo no setor, hoje é responsável por 46% de toda energia consumida no país”, enfatizou.
Anteriormente, Pimentel também propôs um Projeto de Lei que institui a política de incentivo à geração e aproveitamento da energia solar em Sergipe.
“Eu utilizo a energia solar fotovoltaica e garanto que todos saem ganhando ao adotar essa prática. Hoje, pago apenas a taxa mínima e a tarifa de iluminação pública. Ou seja, estamos falando de uma fonte energética que traz vantagens para o consumidor. Além disso, favorece o desenvolvimento do Estado através da produção de energia limpa e barata”, acrescentou.
Comments