top of page

Pedrinópolis, em Minas Gerais, ganhará usina de energia solar

grupomotaservicos

Com investimentos de R$ 75 milhões, empreendimento vai gerar 25 empregos diretos e 40 empregos indiretos

O município de Pedrinópolis, em Minas Gerais, ganhará um complexo de usina solar fotovoltaica. O projeto é fruto de um termo de cooperação assinado no dia 29 de novembro entre município e a NPE – Nova Perspectiva Energética (Serviços de Energia Solar), que será responsável pela obra. O valor investido para a implantação da usina é de R$ 75 milhões. Com a iniciativa, a previsão da prefeitura da cidade é a geração de 25 empregos diretos e 40 empregos indiretos.

A usina será construída na zona rural do município, em propriedade cedida à empresa. De acordo com a prefeitura, o projeto é um marco histórico em Pedrinópolis, com o objetivo de aquecer a economia, gerar empregos e aumentar significativamente sua arrecadação, além de atrair novos investimentos para outros seguimentos.

Ainda não foram informados o potencial de geração da usina solar e quando as obras serão iniciadas, mas a chegada da usina na cidade mineira de fato vai aquecer a economia que, de acordo com o último censo realizado em 2010, o município tinha apenas 3.458 habitantes.

Segundo informado no site da prefeitura, o agronegócio é a principal atividade econômica do município. São produzidos cereais como soja, milho e feijão, hortifrútis como batata, cenoura e uva de mesa. O café e a cana-de-açúcar também têm grande contribuição econômica na cidade.

O alto índice de radiação solar, especialmente no norte mineiro, tem sido fator decisivo para o aumento da produção de energia renovável em Minas Gerais. No momento em que o Estado busca alternativas para a diversificação econômica, a produção fotovoltaica é vista como atividade estratégica para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, especialmente pelas possibilidades de inovação tecnológica, geração de emprego e redução de impactos ambientais.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o ranking nacional de geração distribuída é liderado por Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Minas tem potencial instalado de 241,9MW, o que representa 19,9% de participação na produção nacional.

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ,três cidades do estado mineiro estão presentes no ranking dos dez municípios com maior potência instalada na geração distribuída do País.

A cidade mineira com maior volume é Uberlândia, com um total de 14,8MW instalados, seguida da capital Belo Horizonte que possui 10,3MW e Buritizeiro (uma cidade com menos de 30 mil habitantes) com 8,8MW.

Além da alta incidência de radiação solar no Estado, o que contribui de forma positiva para a liderança de geração renovável é a legislação estadual. Minas Gerais possui os melhores incentivos tributários para a geração distribuída no país. O Estado também concede isenção de ICMS na aquisição de qualquer equipamento, peça ou parte dos sistemas fotovoltaicos de micro e minigeração quando adquirido dentro de Minas Gerais.


quanto-custa-a-energia-solar

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page