A avaliação foi realizada pela consultoria Asia Europe Clean Energy Advisory, mostrando que as dificuldades estão relacionadas às restrições de rede
Segundo a consultoria Asia Europe Clean Energy Advisory (AECEA), a meta chinesa de atingir 120 GW de nova capacidade solar e eólica em 2021 poderá não ser alcançada devido às restrições de rede. A avaliação relata que a meta foi ponderada pela National Energy Administration (NEA) durante uma reunião em dezembro, após o compromisso do presidente Xi Jinping em chegar, nessa década, a uma geração renovável de 1.2 terawatts (TW).
Entretanto, a AECEA compreende que não será possível cumprir essa meta anual. A companhia relembrou que, no primeiro semestre de 2020, a empresa chinesa State Grid Corporation advertiu que somente 36.65 GW de capacidade eólica e 48.45 GW de capacidade solar poderiam ser instalados naquele ano.
A AECEA prevê que, em 2021, de 45 a 50 GW de energia solar deverão ser acrescentados. No entanto, as novas linhas de transmissão de alta voltagem, que procuram aliviar a limitação de capacidade, não funcionarão até 2022.
A consultoria também afirma que, no último mês, a China passou por um pico inusitado, carregando a expectativa de que os dados oficiais da NEA possam comprovar que 14 a 15 GW de nova capacidade solar entraram em rede apenas em dezembro, totalizando mais de 40 GW adicionais em 2020. Avalia-se que, do total anual de 10.1 GW, 3.49 GW foram destinados a novas instalações residenciais.
Neste ano, a NEA está refletindo sobre prolongar o programa de subsídios para instalações fotovoltaicas. Além disso, as autoridades das cidades de Shanghai, Guangzhou, Xian e Beijing divulgaram projetos que têm como objetivo apoiar o setor de energia renovável até 2025.
De acordo com a AECEA, caso o valor de 40 GW de nova capacidade solar em 2020 tivesse sido confirmado, a China teria atingido a marca de 245 GW na virada do ano, ultrapassando bastante a expectativa da atual proposta de cinco anos, que carrega a meta de 105 GW.
Na hipótese dos números serem confirmados, a pretensão de alcançar 1.2 TW em geração renovável demandaria, ao longo da década, uma nova capacidade eólica e solar de 72 GW. A consultoria também anunciou que a NEA conta com 50 GW de energias renováveis destinados à capacidade reserva de 40 GW, a qual foi aplicada em mais de 20 projetos de energia sustentável. Ademais, a companhia completa que, até 2025, as geradoras estatais desejam instalar entre 175 e 200 GW de renováveis.
Comments