top of page

Pesquisadores da PUCRS buscam reduzir ainda mais custos de sistemas fotovoltaicos no País

grupomotaservicos

Estudos são realizados no Núcleo de Tecnologia em Energia Solar da Escola Politécnica da instituição

Alunos pesquisadores do Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT–Solar) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), único centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da América Latina projetado para a criação e a caracterização de células e módulos fotovoltaicos em escala piloto, estão de olho no crescimento do setor fotovoltaico, que já atingiu a marca de 300 mil unidades consumidoras da fonte no País, e buscam soluções para reduzir os custos de sistemas e instalação. 

As pesquisas são realizadas nas matérias de Engenharia e Tecnologia de Materiais, sob coordenação dos professores Adriano Moehlecke e Izete Zanesco. O Núcleo é o principal local de pesquisa de diversos alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) e foi criado em 1997. 

Os professores contam que a área que envolve estudos de energia solar é interdisciplinar, atraindo estudantes de diferentes áreas da Engenharia, da Química, da Física e da Matemática, por exemplo.  De acordo com o professor Adriano Moehlecke, um dos pontos positivos do projeto é o envolvimento dos alunos em todo o processo. “Eles participam desde a fabricação da célula solar, passando pela instalação, até a análise dos sistemas. Ou seja, estamos diretamente ligados com o mercado”, comenta Moehlecke.

“O custo dos sistemas fotovoltaicos já não é mais tão alto como antes, o que torna essa opção ainda mais competitiva, abrindo espaço para a área no mercado e ampliando a demanda por profissionais”, afirma a professora Izete Zanesco, reafirmando que a aquisição de um sistema fotovoltaico é um investimento para o futuro, uma vez que em cerca de cinco anos pagando a taxa mínima de energia elétrica já é possível recuperar o valor investido na instalação.

Atualmente, as empresas oferecem uma garantia de 25 anos para os módulos fotovoltaicos, mas a verdade é que ainda não se conhece ao certo seu tempo de vida – pode ser que seja de 50 anos, por exemplo. “O consumidor pode se tornar um produtor de energia e ter sua independência do ponto de vista energético”, reforça Izete, lembrando que, além do aspecto econômico, a conversão da energia solar é uma maneira eficiente de se preservar o ambiente. 

O Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar), da Escola Politécnica da PUCRS, começou as atividades em 1997, com o retorno dos professores Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, que estavam realizando o doutorado na Universidade Politécnica de Madri. Desde a fundação, já foram executados 43 projetos de P&D coordenados pelos líderes do NT-Solar, com subvenção de órgãos governamentais e empresas do setor de energia.

É o único centro de P&D na América Latina projetado para desenvolver e caracterizar células solares e módulos fotovoltaicos em escala piloto. Como principais resultados pode-se citar a célula solar com maior eficiência desenvolvida no Brasil, que rendeu ao Prof. Adriano o Prêmio Jovem Cientista em 2002; a planta piloto de células solares e módulos fotovoltaicos, que rendeu a indicação da Profa. Izete ao Prêmio Claudia em 2011 na Categoria Ciências; a célula solar com maior eficiência, de 17,3 %, desenvolvida no Brasil em 2017, bem como a solicitação de 8 patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

Cabe ressaltar que, em 1994, os professores Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, durante o doutorado, desenvolveram a célula solar bifacial com maior eficiência no mundo, entre outras atividades para desenvolver o segmento solar brasileiro. 


quanto-custa-a-energia-solar

1 visualização0 comentário

Commentaires


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page