top of page

Petroleira Galp compra projetos solares da espanhola ACS por 450 milhões de euros

grupomotaservicos

Empresa portuguesa reforça seu posicionamento de adaptar-se à nova realidade da transição energética

A energia solar tem sido a principal alternativa das petrolíferas para cumprirem as metas de descarbonizarão. A portuguesa Galp anunciou, no primeiro semestre deste ano, a compra dos negócios solares fotovoltaicos que o grupo espanhol ACS colocou à venda no final passado. Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp revelou a aquisição dos ativos, por um preço de 450 milhões de euros, competindo com gigantes como a Total e a BP.

Somado a esse montante, a Galp também assume a dívida da empresa espanhola, no valor de 430 milhões de euros, comprometendo-se ainda a realizar até 2023 investimentos em projetos de baixa emissão de carbono. Assim, o valor global da transação eleva-se a 2,3 mil milhões de euros.

De acordo com o comunicado da Galp, globalmente, a carteira de ativos agora totaliza 2900 MW, incluindo o mais de 900 MW de capacidade de geração recentemente comissionada e um conjunto de projetos em diferentes estágios de desenvolvimento com instalação planejada até 2023. 

Esse movimento vai ao encontro das metas da empresa portuguesa de adaptar-se à nova realidade da transição energética, com uma exposição crescente às energias limpas, ainda que o petróleo continue como fonte principal da geração de receitas do grupo nos próximos anos.

Segundo o presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, esta negociação irá reforçar a posição da Galp como uma empresa integrada de energia e representa um avanço significativo no compromisso da empresa em apoiar uma transição gradual para uma economia de baixo carbono. “A transação reflete uma tomada de decisão regrada, em sintonia com as diretrizes estratégicas e de alocação de capital da empresa, as quais consideram 10% a 15% de futuros investimentos alocados ao desenvolvimento de um portfólio competitivo de renováveis e novos negócios”, reforçou o presidente em comunicado.

A Galp anunciou recentemente a nomeação do espanhol Carlos Relancio como novo diretor para a sua área de energias renováveis. Nos últimos anos, a companhia já havia adquirido um conjunto de projetos para construir várias centrais solares de larga escala no Sul de Portugal.


quanto-custa-a-energia-solar

3 visualizações0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page