Parceria entre a rede de varejo de combustíveis e a Magnani Luz e Energia vai permitir a instalação de sistemas de energia solar em 11 postos da Serra e Região Metropolitana gaúcha
Por Cristiane Pinheiro
Uma parceria entre a Rede SIM, maior rede de varejo de combustíveis do país, e a Magnani Luz e Energia vai permitir a instalação de sistemas de energia solar em 11 postos da Serra e Região Metropolitana gaúcha. Segundo a empresa de energia, a economia estimada com o uso dessa fonte sustentável de energia para esse projeto-piloto é de R$ 100 mil mensais, com retorno do investimento em três anos.
Wilson Colombo, gerente de Obras e Manutenção da SIM Rede de Postos, destaca que, além da economia de energia, a empresa preocupa-se com as questões ambientais. “O processo de revisão da matriz energética foi iniciado e buscamos, por meio da energia fotovoltaica, uma fonte sustentável associada a uma melhoria na viabilidade das operações. Até porque o custo com energia elétrica é uma importante fonte de despesas operacionais em postos de combustíveis”, diz.
As placas estão sendo instaladas em quatro postos em Caxias do Sul, dois em Farroupilha e os demais em Canela, Flores da Cunha, Vacaria, Esteio e Gravataí. A instalação está quase finalizada.
Ainda segundo Colombo, a partir dos resultados desse projeto-piloto, a rede SIM tem a intenção de replicar o modelo para outros postos do grupo, com sede em Flores da Cunha, que hoje conta com 140 revendas espalhadas pela Região Sul do país.
Com operações em Caxias do Sul e Torres, a Magnani Luz e Energia, conta com inúmeros projetos de usinas de energia solar concretizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Paulo Magnani, diretor geral observa que o número de projetos cresce em grande velocidade a partir da diversificação de setores que enxergam na energia fotovoltaica a possibilidade de um investimento seguro e com juros atrativos em bancos e cooperativas de crédito. “O custo com energia elétrica é deslocado para o financiamento em energia, sem precisar mexer no seu fluxo de caixa, e o investimento se paga numa média de quatro anos”, explica. Após esse tempo a economia é ainda mais significativa, um avez que o sistema tem durabilidade média de 25 anos.
A Magnani é a única empresa gaúcha que faz a gestão das usinas de energia solar em tempo real, com moderno sistema de monitoramento. A história da empresa começou há 50 anos com a Cemin e Cia Ltda. Em 1983, a empresa passou por duas mudanças significativas: a primeira foi rebatizar o negócio, que passou a se chamar Magnani Luz e Energia e a segunda diz respeito a ampliação do nicho de mercado que aconteceu com o passar dos anos, sendo reflexo do crescimento do negócio, que passou a realizar vendas para infraestrutura elétrica com solução ampla, além de atender as demandas do instalador eletricista.
No campo da energia solar, a Magnani, em parceria com a WEG atende projetos na área residencial, rural, industrial e comercial.
Saiba mais: Energia solar quando falta luz
Comments