Pousada Casa de Maria, situada na cidade de Prado, instalou 155 módulos fotovoltaicos, o que representa 51,15 kWp de potência instalada
Uma pousada localizada em Prado, na Bahia, acaba de instalar 155 módulos de captação de energia solar, o que representa 51,15 kWp (quilowatt pico) de potência instalada. A pousada Casa de Maria quer se tornar autossustentável em energia elétrica, já que é suficiente para atender toda a demanda tanto no dia a dia quanto em dias de chuva.
Em média, ao longo do ano, a geração de energia do sistema fotovoltaico irá superar os 6.735 kWh/mês (quilowatt hora/mês). A instalação dos painéis solares é feita no telhado da construção da pousada, sendo que o projeto de iluminação foi executado pela empresa Skysol Engenharia.
Economizar na conta de luz é o principal benefício da energia solar, mas há outras vantagens para o estabelecimento. Entre elas, é sustentável, limpa, renovável e não emite poluição ou gases de efeito estufa, com uma fonte de irradiação solar inesgotável, além dos equipamentos possuírem grande durabilidade.
Com a sua arquitetura rústica harmonizada por uma decoração elegante e charmosa, a Pousada Casa de Maria encanta a todos os hóspedes. É considerada a melhor pousada na cidade, tem atendimento personalizado, com o intuito de garantir uma estada inesquecível. Tem 24 apartamentos com ar condicionado, TV de led, frigobar e ventilador de teto, que proporcionam um ótimo descanso e muito conforto.
A cidade de Prado tem praias emolduradas por coqueirais, areias finas, falésias coloridas e riachos. São 84 quilômetros de orla com recantos para todos os gostos – alguns semidesertos, como Quati e Tororão; e outros agitadíssimos quando chega o verão, leia-se praias da Paixão, Novo Prado e Prado, repletas de barracas e quiosques.
Os passeios de barco são famosos na região e conduzem a cenários variados: dos corais em alto-mar, perfeitos para a prática do mergulho; aos manguezais repletos de flora e fauna nativas.
Entre os meses de julho e novembro, encarar uma embarcação é atividade obrigatória para quem está na área. No período, baleias jubarte visitam a região e capricham nas acrobacias.
Já em terra firme, o centro da cidade surpreende com um preservado casario do século 19 em meio a ruas de paralelepípedo. São dezenas de casinhas geminadas coloridas, que abrigam residências e, no caso do Beco das Garrafas, os melhores restaurantes de frutos do mar da região – a gastronomia, aliás, é um dos pontos fortes de Prado. No final do dia, mesas e cadeiras ocupam as calçadas à espera do movimento.
Veja também: Como funciona um aquecedor solar | O que é sustentabilidade
Comments