Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação
Município deixou de lançar 741 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera e gerou uma economia de R$ 771 mil na tarifa de energia com o uso de sistemas fotovoltaicos
O uso de energia solar em Boa Vista (RR) tem ajudado na economia e na redução da poluição na cidade. O tema foi apresentado pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), na Conferência da ONU sobre o Clima, a COP 25, que ocorreu em Madri, na Espanha, no dia 6 de dezembro.
Segundo Teresa, com o uso de energia solar desde 2016, a prefeitura deixou de lançar 741.627 kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera e gerou uma economia de R$ 771.123,23 na tarifa de energia. A prefeita foi uma das três convidadas do Instituto Alziras, para participar do painel Mulheres Prefeitas da Amazônia, ao lado de Fernanda Hassem, de Brasiléia (AC), e Rosária Chaves (Prof. Rosinha), de Cururupu (MA).
Durante a discussão sobre soluções inovadoras para impulsionar a ação climática em nível subnacional, Teresa destacou que a prefeitura de Boa Vista tem projetos desde 2016 para abastecer vários prédios públicos com energia solar. Entre eles, estão a sede prefeitura, o Mercado São Francisco, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e o Terminal Luiz Canuto Chaves, além de abrigos de ônibus e até uma comunidade indígena na zona Rural, a Darora.
Ela reforçou que o estado ainda tem vários desafios em relação à questão energética. “Roraima hoje é abastecida pela energia que vem da Venezuela, de um país em crise. É o único estado brasileiro que não está ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o Linhão de Tucuruí”, disse.
E acrescentou que o uso de energia solar surgiu dentro das condições do município para melhorar a questão do clima e os impactos ao meio ambiente. “Os apagões fazem parte da nossa realidade. É comum a energia cair até seis vezes no dia, por essa questão decidimos trabalhar com energia solar. Boa Vista tem saído na frente em muitos aspectos e eu me orgulho em dizer que esse é um deles.”, completou.
O Teatro Municipal da capital também será totalmente abastecido com energia solar. As placas solares estão sendo implantadas do prédio. Além disso, a administração pública já tem um projeto para a construção de uma outra usina com potência para gerar energia para os demais prédios públicos do município.
A Conferência sobre Mudança Climática – COP 25 é uma das mais importantes para as Nações Unidas. Reúne líderes mundiais que selam seus compromissos e acordos nessa área. Nesta edição, o objetivo é ampliar a ambição dos países para alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris.
Saiba mais sobre: Empresas de energia solar em Boa Vista
Comments