Iniciativa visa atender 198 escolas e creches da cidade para reduzir custos na conta de luz
A Prefeitura de Fortaleza abriu edital no dia 2 de março para contratação de Parceria Público-Privada (PPP) com o objetivo de implantar, por concessão administrativa, gestão, operação e manutenção de geração solar distribuída e eficiência energética nos prédios das escolas e creches do município.
O contrato, que terá duração de 25 anos, é fruto da Secretaria Municipal da Educação (SME) e da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada (PPPFor), com o objetivo de reduzir as despesas fixas da PMF por meio de um conceito inovador e sustentável.
O prazo para credenciamento é dia 17 de abril e deve incluir a garantia da proposta, documentos de proposta técnica, documentos da proposta de valores e documentos de habilitação. A entrega dos documentos será feita na sede da Central de Licitações de Fortaleza – CLFOR, localizada na Rua do Rosário, 77, Edifício Vital Rolim, no centro da cidade.
Segundo o edital, o benefício vai englobar 198 unidades consumidoras da Secretaria Municipal da Educação (SME), com expectativa de alcançar uma economia de 15% nos gastos e melhorar a eficiência da rede elétrica das escolas.
“A Prefeitura de Fortaleza, por meio da PPP, quer abastecer todos os equipamentos das unidades de educação por meio da energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico e também que otimizar o custeio da troca de lâmpadas e equipamentos, tais como aparelhos de ar-condicionado e outros, por meio da eficiência energética”, afirma o coordenador da PPPFor, Rodrigo Nogueira.
A conta de energia da PMF, segundo Nogueira, vem subindo muito acima da inflação, nos últimos dez anos. Nesse sentido, a iniciativa de gerar a própria energia – de maneira limpa – é uma solução oportuna e eficiente para reduzir essa conta.
Saiba mais: Energia solar em Fortaleza
Comments