Projeto prevê três empreendimentos de 5 megawatts e investimentos de R$ 62 milhões
A construção de usina fotovoltaica por meio de Parceria-Público-Privada (PPP) foi uma das discussões da audiência pública realizada pela Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais. O evento teve a participação do prefeito Paulo Piau, de vereadores, de representantes de instituições, de empresários do segmento e da comunidade.
O projeto prevê a construção de três usinas fotovoltaicas, de 5 megawatts, que precisarão de investimentos da ordem de R$ 62 milhões. O estudo de viabilidade foi realizado pela Innova Energy, que explicou detalhes técnicos e os benefícios ao poder público, privado e à sociedade, entre outros aspectos. O contrato será de 25 anos, onde o investimento do concessionário deve, ao final, ser revertido ao município.
Segundo o prefeito Paulo Piau, a audiência foi produtiva, com temas técnicos relevantes. “Este é o momento de fazer questionamentos, a partir de quem entende do segmento e, portanto, cumprimos com êxito esta etapa. O próximo passo será o lançamento do edital de licitação pública, para participação de quem tenha a qualificação para executar o projeto”, afirmou.
Saiba mais: O Que É Energia Solar?
O assessor de Assuntos Estratégicos Regionais Glauber Faquineli, que integra o Conselho Gestor de PPPs, ressaltou que a audiência pública é uma etapa de extrema importância, principalmente em relação a este modelo de projeto.
“Unimos ideias técnicas e com fundamento, acrescentando e ampliando nossa profundidade de estudo. Agora, é consolidar todas as sugestões e contribuições, fazer ajustes e seguir para o processo licitatório. Este é um projeto que beneficia e traz economia aos cofres públicos”, disse.
Saiba mais sobre energia solar em Uberaba
Comments