top of page

Primeira usina solar de Furnas passa a ser energizada

grupomotaservicos

Mais dois empreendimentos fazem parte do projeto da companhia de atuar na modalidade de geração distribuída

A partir deste mês, Furnas tem a primeira usina solar energizada, das três que estão sendo construídas, sendo a primeira planta solar da estatal estreando na modalidade de geração distribuída.

Todas as usinas estão localizadas próximas à UHE Anta, localizada no rio Paraíba do Sul, divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com potência total de 1,2 MWp cada, totalizando 3,6 MWp, é uma quantidade suficiente para abastecer para 3.600 residências. Além desse fator, podem trazer uma redução de cerca de 40% nos gastos anuais com eletricidade no Rio de Janeiro. 

 A ideia da empresa é explorar tudo que está à volta das áreas adjacentes e espelhos dos reservatórios das UHEs com a implementação de parques solares. Além de Anta, outras usinas estão sendo construídas: em UHE Itumbiara (MG/GO) e na Usina Termelétrica (UTE) de Campos (RJ). O projeto será ampliado para compensar toda a energia consumida por Furnas em suas instalações.

Além de projetos nessas cidades, a companhia está estudando a fazendo medições solarimétricas para projetos de geração fotovoltaica em áreas contíguas às usinas de Batalha (MG/GO), Estreito (MG/SP), Marimbondo (MG/SP) e Corumbá I (GO). 

Todas juntas devem gerar uma potência instalada de 180 MWp, e os projetos devem ser realizados em áreas remanescentes dos empreendimentos e no espelho d´água dos reservatórios, para a venda de energia, seja no ambiente regulado, seja no mercado livre. Essa ação será benéfica, uma vez que a geração solar complementar, quando instalada em locais próximos às usinas existentes, aproveita a estrutura de transmissão já em operação, reduzindo custos.

Em nota, a empresa informou que em todas essas ações estão de acordo com os objetivos definidos no Planejamento Estratégico da empresa no sentido de viabilizar negócios que possuam sinergia com a infraestrutura existente.

Recentemente, a empresa divulgou também a instalação de um sistema de geração de energia solar no entorno e o reservatório da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no rio Paranaíba.

A energia solar que será gerada pela usina fotovoltaica será destinada ao Sistema de Serviços Auxiliares da usina hidrelétrica. Essa energia totalizará 1000 kWp (quilowatts pico, unidade de potência associada à energia fotovoltaica), dos quais 200 kWp serão provenientes das placas localizadas no reservatório da usina, que serão interligados aos 800 kWp das demais placas instaladas em solo. 

A UHE Itumbiara foi escolhida por apresentar os melhores índices para geração solar em relação às demais usinas do sistema Furnas e por deter um reservatório adequado para a instalação dos painéis fotovoltaicos flutuantes.

Furnas Centrais Elétricas S/A é uma empresa brasileira de economia mista subsidiária da Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atuando no segmento de geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão. Está sediada em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.


quanto-custa-a-energia-solar

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page