Governo do estado apresentou estratégias para facilitar o licenciamento de empreendimentos de energia limpa
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) percebe que o Programa Paraná Energia Sustentável, lançado em julho deste ano pelo governo paranaense, é um passo à frente em relação às políticas públicas focadas em desenvolvimento sustentável, alargando o acesso às tecnologias de geração renovável para os consumidores de residências, produtores rurais da região e negócios de pequeno porte.
De acordo com a coordenadora estadual da entidade no Paraná, Liciany Ribeiro, a ação vai beneficiar os âmbitos da economia, sociedade e meio ambiente do estado, e também será positivo para marcar ainda mais a presença do segmento solar na região, gerando empregos e renda para a população.
A coordenadora percebe que políticas públicas que aceleram energias renováveis ajudam na solução da crise hídrica enfrentada pelo Brasil. “Além de reduzir gastos com eletricidade, a energia solar contribui com o meio ambiente, alivia a pressão sobre os recursos hídricos e aumenta a competitividade dos produtores rurais. Isso se reverte em alimentos mais baratos na mesa dos cidadãos”, aponta Ribeiro.
Lançado no começo de julho deste ano, o programa reúne medidas para facilitar o licenciamento ambiental de pequenos empreendimentos que produzem energia. Sete resoluções específicas foram pensadas, destinadas a cada modalidade de geração, bem como um sistema on-line que dinamiza o processo.
Comentários