Ideia do vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (PP), já foi debatida e aprovada pela Câmara da cidade
Todos os prédios públicos e as unidades da Rede Pública Municipal de Educação de Araranguá, município litorâneo localizado no extremo sul do estado de Santa Catarina, devem conter instalação de painéis solares. É o que prevê projeto elaborado pelo vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (PP), e já aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
Segundo o vereador, a ideia é contribuir para que o município se torne ainda mais sustentável e, simultaneamente, criar uma alternativa financeira para a elevada tarifa de eletricidade das instalações municipais.
“Colocando essa medida em prática estaremos valorizando o conceito de uma energia limpa e barata, que contribuirá para que os outros munícipes implantem essa ideia em suas residências e ocais de trabalho”, afirmou.
Isto porque os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica por meio das chamadas células fotovoltaicas, que são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica por meio do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.
O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, por meio de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.
As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. Além dos painéis fotovoltaicos, também se utilizam filmes flexíveis, com as mesmas características, ou até mesmo a incorporação das células em outros materiais, como o vidro. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, por um lado maximizando a eficiência e por outro se adequando às possibilidades ou necessidades arquitetônicas.
A cidade de Araranguá caracteriza-se por ser o principal polo regional de comércio e serviços do extremo sul de Santa Catarina, e na última década como um novo polo de educação no estado. O principal cartão-postal da cidade é o balneário de Morro dos Conventos, distante 10 quilômetros do centro, com praia, dunas, furnas e a foz do Rio Araranguá.
A economia de Araranguá tem como principais atividades o comércio, a indústria, a agricultura e o turismo. O comércio e a prestação de serviços públicos e privados se destacam como a principal atividade econômica do município, fazendo de Araranguá uma cidade polo regional.
O setor industrial também representa uma parcela significativa na economia local, com destaque para as indústrias moveleira, metalúrgica e têxtil. O município também é referência em apicultura, tendo seu mel reconhecido entre os melhores do mundo. A agricultura se faz presente no cultivo de arroz, milho, fumo, feijão e mandioca, sendo esta atividade uma das principais fontes de renda dos moradores das áreas rurais da cidade.
Comments