As propostas serão colocadas em prática nos meses de novembro e, sobretudo, dezembro
Anunciados pelo poder público, projetos voltados para o setor fotovoltaico irão englobar prestadores de serviços e fornecedores na região Sul. Esses serão realizados por meio de licitações de órgãos públicos e demais instituições, com prazos de abertura para os meses de novembro e dezembro.
O Serviço Social do Transporte (SEST), localizado em Chapecó (SC), busca a contratação de uma empresa que forneça e instale um sistema de microgeração de energia solar on-grid. As propostas deverão ser abertas até 7 de dezembro.
No mesmo estado, a Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner conta com licitação para abastecimento e instalação de gerador fotovoltaico Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural do município. A data que marca o início do projeto é 30 de novembro.
As instituições do Rio Grande do Sul planejam diversos projetos. Em Porto Alegre, com prazo de abertura das propostas para o dia 3 de dezembro, a Subsecretaria Da Administração Central De Licitações procura equipamentos para a produção e distribuição de energia solar, com uma demanda de 13,40 kwp.
O Tribunal Superior do Trabalho – 4ª Região/RS – registra os investimentos necessários para a instalação de sistemas de micro e minigeração fotovoltaica on-grid. O início das propostas irá se dar até 2 de dezembro.
Outro projeto é idealizado nesse estado pela Prefeitura Municipal de Igrejinha, voltado às escolas municipais e com prazo de abertura para 8 de dezembro. A instituição busca contratação de empresa responsável por fornecer sistemas de microgeração.
Além disso, a Prefeitura Municipal de Três Palmeiras (RS) possui processo para contratar empresa especializada na instalação turn-key de sistemas de mini e microgeração, com prazo para início das propostas como 15 de dezembro. A empresa deverá atuar em diversas áreas, como: a estruturação do projeto, fornecimento de todos os equipamentos necessários, adequação física do terreno, treinamento da equipe, manutenção, suporte técnico e a instalação e efetivação do acesso aos sistemas junto à concessionária de energia.
Ainda no Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Mato Leitão possui propostas que têm como prazo de abertura o dia 1º de dezembro. A Prefeitura conta com licitação para obras e demais serviços para a instalação de usinas fotovoltaicas em escolas do município.
A Universidade Federal de Santa Maria (RS) tem processo de contratação de empresa que realizará diversas etapas de um projeto que visa introduzir Sistemas de Minigeração de Energia Solar Fotovoltaica no local, como o seu planejamento, consentimento da concessionária local de energia, testes, aplicação e colocação em operação. Os sistemas terão geração de, pelo menos, 400 kW e irão abranger os campi de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. O projeto deverá ser iniciado até 11 de dezembro.
Comments